Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Mundo

Vulcão entra em atividade e acende sinal de alerta no Equador



O vulcão Tungurahua, no Equador, se manteve nesta quarta-feira em grande atividade com explosões e frequentes emissões de cinzas, que cobriram várias regiões do país. O último relatório do Instituto Geofísico (IG) da Escola Politécnica Nacional, afirma que foram produzidas 35 explosões de baixa intensidade e 28 tremores leves de “longo período”, relacionados com a emissão de gases e cinza, nas últimas 24 horas.

Também foram reportados 88 períodos de pequenos terremotos pelas constantes emissões de gás e cinza, material que cobriu povoações próximas como Pondoa, Runtún e El Triunfo, assim como em outras mais afastadas como Río Verde e Shell, na vizinha província de Pastaza. Além disso, foram registrados ruídos fortes como um estrondo, de maneira ocasional, e as nuvens de cinza chegaram a 3 mil metros de altura sobre a cratera do vulcão.

O Tungurahua passa por um novo período de atividade desde o fim de semana passado, com explosões constantes e emissões de cinza que na última segunda-feira atingiram inclusive a capital Quito, a 180 quilômetros de distância. O Instituto Geofísico mantém o monitoramento constante da montanha, cujo processo eruptivo começou em 1999 e que se caracterizou por intercalar períodos de grande atividade com outros de relativa calma.

O Tungurahua, de 5.016 metros de altitude e situado no centro dos Andes do Equador faz parte dos mais de 50 vulcões que existem no país.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente