Curta nossa página


Todos por um

Washington adverte Moscou para ‘não mirar’ países da Otan

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição

Um ataque russo a um país da Otan onde a assistência militar para a Ucrânia está presente seria uma “virada de jogo” e invocaria o artigo 5 do tratado fundador da aliança, disse o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, nesta quinta-feira, 14.

“Os Estados Unidos não estão operando dentro do território da Ucrânia. Então, se os russos obviamente atacassem o território da Otan onde o material está sendo montado, isso invocaria o Artigo 5 e seria uma virada de jogo completa”, advertiu Sullivan

Ele disse que as tentativas da Rússia de interditar este material dentro da Ucrânia foram limitadas. “Claro, isso é algo que estamos constantemente observando. Parte do esforço é garantir que haja um método resiliente e diversificado de conseguir”, acrescentou.

O artigo 5º prevê a defesa coletiva – se um aliado da Otan for vítima de um ataque militar, todos os outros membros da aliança considerarão o ato de violência contra todos os membros e tomarão as medidas necessárias.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.