Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Curiosidades

Zé Pilintra, da história a orações e oferendas

Carolina Paiva, Edição

O Brasil é um país muito extenso que possui, em sua própria cultura, a influência de diversas outras regiões do mundo. Nesse cenário, religiões de matriz africana são muito populares, principalmente no Nordeste.

A umbanda, por exemplo, é um culto que se tornou altamente difundido e popular em todo o país, sendo bastante conhecida pelos brasileiros. Apesar de ainda enfrentar muito preconceito, também possui força e não se deixa abalar, estando presente na vida de diversas pessoas.

Assim como outras doutrinas, a umbanda também conta com certas figuras importantes que são bastante populares não somente entre os praticantes mas pelos indivíduos em geral. Esse é o caso, por exemplo, de Zé Pilintra, uma entidade que muitas vezes é vista como maléfica, embora esse não seja o seu caso.

Para eliminar qualquer dúvida e preconceito a respeito desse personagem tão popular, o Horóscopo Virtual criou um artigo especialmente para ele. Assim, todas as dúvidas acerca dele serão sanadas e o medo irracional será, finalmente, eliminado. Confira!

A história de Zé Pilintra
Acredita-se que Zé Pilintra, antes chamado de José dos Anjos, tenha nascido no sertão pernambucano, em um local conhecido como Bodocó. Entretanto, por causa de problemas envolvendo a seca, situação muito recorrente daquela região, ele e toda a sua família foram obrigados a se mudar para Recife.

Quando tudo parecia estar se ajeitando, contudo, uma fatalidade ocorreu e toda a sua família faleceu. Sozinho no mundo e sem local para ir, Zé Pilintra foi obrigado a morar na rua, trabalhando como garoto de recados e dormindo em meio a locais não agradáveis.

Por causa disso, cresceu em um ambiente noturno, e isso originou seu amor pelos jogos e pelas mulheres. Além disso, Zé Pilintra também era muito habilidoso com as facas e, por isso, era temido por todas as pessoas!

Ainda jovem, resolveu se mudar para o Rio de Janeiro. Lá, não demorou muito para ele ficar extremamente conhecido, principalmente no que diz respeito às áreas boêmias da região. Sua vida no local, entretanto, acabou cedo e de maneira drástica por causa de seu amor pelos jogos e pelas apostas, algo muito perigoso: Zé Pilintra foi assassinado pelas costas, já que ninguém tinha coragem de enfrentá-lo cara a cara.

O que ele faz na vida da pessoa
Conhecido por seu linguajar simples e bastante acessível, Zé Pilintra é uma entidade do bem. Quando aparece no terreiro, ajuda na eliminação de energias negativas. Assim, auxilia na purificação da alma de todos os necessitados e também os ajuda a entenderem quais são os melhores caminhos que eles devem seguir – isso relacionado a qualquer tipo de assunto!

Com diversas referências aos jogos que amava quando era vivo, Zé Pilintra realiza uma série de comparações entre a nossa vida e esses tais passatempos, tratando de tudo com bastante seriedade e conhecimento.

Caridoso, Zé Pilintra não incorpora em médiuns que possuam qualquer tipo de comportamento desviado, procurando sempre por pessoas iluminadas. Sendo assim, podemos dizer que ele é capaz de mudar a vida de uma pessoa para melhor por meio de seu poder de cura e seus conselhos.

Quem teve ou tem contato com Zé Pilintra é uma pessoa muito sortuda, pois essa entidade, além de muito tranquila, procura sempre ajudar os outros!

Simpático e agradável, Zé Pilintra normalmente é representado como um malandro carioca. Elegante, ele normalmente veste um terno branco – nunca preto! –, gravata vermelha, chapéu panamá e sapatos muito limpos e bem lustrados. Às vezes essa entidade também é representada com uma bengala e uma fita vermelha ao redor de seu chapéu.

Para ter uma noção do tamanho da popularidade de Zé Pilintra, ele se tornou a inspiração para a criação de Zé Carioca, um dos vários personagens de Walt Disney! Nele, podemos ver diversas características da entidade, desde a sua vestimenta até a sua forma de agir.

Como agradar seu Zé Pilintra?
Agradar Zé Pilintra é uma tarefa relativamente simples e deve ser feita por meio das oferendas. Contudo, é importante ter cuidado e sempre possuir o auxílio de pessoas experientes, afinal cada entidade da umbanda possui suas singularidades, que precisam ser respeitadas.

Amante de diversos tipos de comida, as suas favoritas remetem ao Nordeste, sua região de origem. Por isso, oferendas com farofa, linguiça, sardinha, abóbora e outros alimentos sempre são muito bem-vindas.

Além disso, por causa de seu lado boêmio, uma cerveja bem gelada cai muito bem e agrada bastante a entidade. Nesse cenário, velas, cigarros, jogos e moedas também satisfazem Zé Pilintra.

Para finalizar, é importante colocar essas oferendas em locais estratégicos e energizados, como ladeiras de morros, encruzilhadas e esquinas.

Oração do Zé Pilintra
Para finalizar este artigo que mostra quem Zé Pilintra foi e todo o bem que ele faz como uma entidade da umbanda, vamos mostrar uma oração bela e bastante poderosa que foi feita especialmente para ele.

Confira:

“Salve Pai Celestial, criador do céu e da Terra/Salve Pai Oxalá, orixá maior, criador do mundo e dos humanos!/Bendito seja o Senhor do Bonfim!/Salve Zé Pilintra, mensageiro da luz, guia e protetor de todos aqueles que, em nome de Jesus, praticam a caridade./Dai-me, Zé Pilintra, o sentimento suave que se chama misericórdia, assim como os bons conselhos; dai-me a proteção quando puder; dai-me o apoio, a instrução espiritual de que necessito, para dar aos meus inimigos o amor e a misericórdia que lhes devemos, por amor de nosso Senhor Jesus Cristo, para que todos os homens e mulheres sejam felizes na Terra, e possam viver sem amarguras, sem lágrimas e sem ódio./Tomai-me, Zé Pilintra, sob a vossa proteção./Desviai de mim os espíritos atrasados e obsessores enviados pelos nossos inimigos encarnados e desencarnados e pelo poder das trevas./Iluminai meu espírito, minha alma, minha inteligência e o meu coração, abrasando-me nas chamas do seu amor por nosso Pai Oxalá./Valei-me, Zé Pilintra, neste momento, concedendo-me a graça do seu auxílio, junto a Nosso Senhor Jesus Cristo, em favor deste pedido que faço agora (pensar no seu pedido)./E que Deus, Nosso Senhor, em sua infinita misericórdia, cubra a mim e meus entes queridos de bênçãos, e aumente a sua luz e a sua força, para que mais e mais possa espalhar sobre a Terra a caridade e o amor de Nosso Senhor Jesus Cristo./Assim seja!”

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente