Curta nossa página


Beco sem saída

Zelenskyy diz que Ucrânia só escapa com ajuda do Ocidente

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição - Foto Divulgação

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, disse ao Congresso dos EUA na quarta-feira que, se uma zona de exclusão aérea for pedir demais, a Ucrânia poderia receber aeronaves e sistemas de defesa aérea S-300. “Só o socorro do Ocidente pode nos salvar”, afirmou.

Moscou reafirmou, por sua vez, que a preservação e o desenvolvimento do status neutro da Ucrânia, a desmilitarização do país , bem como questões relacionadas ao tamanho do exército ucraniano, foram discutidas nas negociações.

O lado ucraniano propôs “a versão austríaca e sueca de um estado desmilitarizado neutro, mas um estado com suas próprias forças armadas e marinha”, disse ele. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que esta opção “pode ​​ser vista como um compromisso real”.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, e seu colega ucraniano, Dmitry Kuleba, devem se reunir à margem do Fórum Diplomático em Antália, na Turquia, na quinta-feira, 17.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.