Curta nossa página


Uma raridade

Achada nova espécie de mosassauro no Marrocos

Publicado

Autor/Imagem:
Wyatt Reed/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Paleontólogos descobriram uma espécie extinta de mosassauro com dentes bizarros em forma de chave de fenda que os pesquisadores dizem ser algo semelhante que nunca viram. Seus “dentes estranhos e sulcados” são “diferentes dos de qualquer réptil conhecido”

A nova espécie, Stelladens mysteriosus, “tinha cerca de duas vezes o tamanho de um golfinho” e tinha “um arranjo de dentes único com cristas em forma de lâmina descendo pelos dentes, dispostos em um padrão em forma de estrela, reminiscente de uma chave de fenda cruzada”, anunciou a Universidade de Bath.

Os mosassauros são enormes répteis aquáticos do final do Cretáceo, que são familiares aos cientistas há centenas de anos. Mas é a primeira vez que um com um arranjo dentário tão incomum foi identificado, de acordo com o principal autor do estudo, Nick Longrich, do Milner Center for Evolution.

O espécime “não se parece com nenhum mosassauro, nem com nenhum réptil, nem mesmo com qualquer vertebrado que já vimos”, explicou Longrich.

“Juntamente com outras descobertas recentes da África, isso sugere que os mosassauros e outros répteis marinhos evoluíram rapidamente até 66 milhões de anos atrás, quando foram exterminados por um asteroide junto com os dinossauros e cerca de 90% de todas as espécies da Terra”, diz a universidade.

Outros especialistas também expressaram sua surpresa com a descoberta. Nathalie Bardet, especialista em vida de répteis marinhos no Museu de História Natural de Paris, disse que ficou “perplexa e surpresa” com a descoberta, observando: “Trabalhei com os mosassauros do Marrocos por mais de 20 anos , e eu nunca tinha visto nada assim antes.”

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.