Curta nossa página


Crenças antigas

Afinal, por que a Lua de Sangue fica vermelha?

Publicado

Autor/Imagem:
Carolina Paiva, Edição

O chamado eclipse lunar Super Flower Blood Moon, registrado na madrugada de domingo (15) para segunda-feira (16), fez o satélite da Terra ficar literalmente vermelho. Isso ocorre toda vez que o eclipse é completo – algo que pode ter alimentado a crença de nossos ancestrais de que eles eram um sinal de má sorte.

No entanto, há uma explicação simples para esse fenômeno. A tonalidade vermelha da Lua durante um eclipse total aparece devido à maneira como a luz se dispersa. Quando os raios do Sol chegam ao nosso planeta, a luz azul e verde é espalhada, mas a laranja e a vermelha permanecem visíveis, e é por isso que a Lua fica escarlate.

Como tal, os eclipses lunares totais são frequentemente chamados de “Luas de Sangue”. Diferentes estágios do eclipse podem mostrar vários tons no satélite da Terra, mudando as cores do original acinzentado para escarlate, âmbar e laranja.

Muita gente vislumbrou a paleta de cores lunares nesta madrugada na América do Sul e na costa leste da América do Norte. O fenômeno também foi visível em grande parte da África e da Europa.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.