Curta nossa página


Uma raridade

Alemães acham espada de 3 mil anos como se fosse nova

Publicado

Autor/Imagem:
Egor Shapovalov/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Arqueólogos na Alemanha fizeram uma descoberta extraordinária durante uma escavação em Nördlingen, na Baviera, depois de descobrir uma espada de 3.000 anos que milagrosamente conseguiu manter uma condição intocada.

A chamada espada octogonal conseguiu manter sua excelente preservação, apesar de ter sido descoberta em um cemitério contendo os restos mortais de um homem, uma mulher e uma criança.

O Escritório Estadual de Proteção de Monumentos da Baviera, que anunciou a descoberta, mencionou que os três indivíduos foram enterrados em rápida sucessão, embora ainda não esteja claro se eles eram parentes.

“A espada e o enterro ainda precisam ser examinados para que nossos arqueólogos possam classificar esse achado com mais precisão”, disse Mathias Pfeil, chefe do Escritório Estadual de Proteção de Monumentos da Baviera, envolvido com a conservação da espada. “Mas já se pode dizer: a condição é excepcional! Um achado como este é muito raro!”

A espada, feita de bronze, está excepcionalmente bem preservada, a ponto de ainda parecer brilhante. O punho de bronze da arma é octogonal e adquiriu uma tonalidade esverdeada devido à oxidação do teor de cobre no bronze quando exposto ao ar e à água.

Espadas octogonais como esta exigiam habilidade artesanal para serem criadas. O cabo, com dois rebites, foi lançado sobre a lâmina usando uma técnica chamada fundição de sobreposição.

Apesar de sua condição primitiva, a ausência de cortes visíveis ou sinais de desgaste na lâmina sugere que provavelmente serviu a um propósito cerimonial ou simbólico. No entanto, devido ao seu design bem equilibrado, poderia ter funcionado efetivamente como uma arma, capaz de infligir golpes poderosos nos oponentes.

Os pesquisadores observaram que as espadas octogonais foram produzidas em duas áreas de fabricação conhecidas na Alemanha. Uma dessas regiões abrangia o sul da Alemanha, enquanto a outra incluía o norte da Alemanha e a Dinamarca. A origem da espada recém-descoberta ainda não foi determinada.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.