Curta nossa página


2005 RX3

Asteroide maior que a Estátua da Liberdade triscará a Terra

Publicado

Autor/Imagem:
Kirill Kurevlev/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Neste domingo, 18, um asteroide maior que a Estátua da Liberdade passará relativamente perto da Terra. Felizmente, porém, a trajetória da rocha espacial coloca todos nós fora de perigo, disse o Asteroid Watch do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.

Conhecida como 2005 RX3, a rocha espacial passará a uma velocidade de aproximadamente 17,46 km/s. Quando visto na escala do cosmos, a uma distância de 4.742.402 quilômetros do planeta, que é considerada bastante próxima.

Para referência, cerca de 385.000 quilômetros separam a Terra e a Lua. E enquanto 2005 RX3 está programado para sobrevoar a Terra em 18 de setembro, a Nasa ainda está acompanhando quatro objetos adicionais – embora menores em tamanhos – à medida que progridem ao longo de seus caminhos orbitais, ao mesmo tempo que este enorme asteroide.

No entanto, embora se espere que alguns deles voem ainda mais perto do nosso planeta, eles não ultrapassam os 55 metros de tamanho, o que em princípio é comparável às dimensões de um avião comercial.

No final deste mês, a Nasa está programada para colidir intencionalmente uma espaçonave com um asteroide bastante pequeno. A medida servirá de teste de suas possibilidades de salvar o planeta de uma eventual perigosa colisão astral.

Depois de ser lançado há 10 meses, o Teste de Redirecionamento de Asteroides Duplos, ou missão Dart, atingirá uma rocha espacial em 26 de setembro. Para ver como isso influencia a velocidade de um asteroide no espaço, a espaçonave colidirá com a lua de um asteroide. A agência fornecerá acesso à cobertura ao vivo do evento em seu site.

Dimorphos, uma pequena lua que orbita Didymos, um asteroide próximo da Terra, é o alvo da expedição. De acordo com funcionários da Nasa, o sistema de asteroides não oferece nenhum risco para a Terra, tornando-o o alvo ideal para testar um impacto cinético, que pode ser necessário se um asteroide estiver a caminho de atingir a Terra.

A ocasião servirá como a primeira demonstração em grande escala da organização de tecnologia de deflexão de proteção planetária.

Asteroides e cometas com órbitas que os levam a 30 milhões de milhas (48,3 milhões de quilômetros) da Terra são chamados de objetos próximos da Terra. O principal objetivo da Nasa e de outras organizações espaciais em todo o mundo é encontrar ameaças de objetos próximos que possam causar danos significativos.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.