Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Curiosidades

Asteroides ‘apostam corrida’ espacial no mês de agosto

Bartô Granja, Edição

A primeira semana de agosto passou, como também passaram lá em cima, a distâncias preocupantes, segundo astrônomos, muitos asteroides. Mas outros aparecerão no decorrer do mês, que promete ser um período repleto de sobrevoos dessas pedras espaciais errantes.

No sábado, 10, apareceu o gigantesco  2006 QQ23. Agora os cientistas estão de olho no também gigante 2019 OU1, que vai passar pela Terra em 28 de agosto, a uma distância relativamente próxima – cerca de 1 milhão de quilômetros.

Segundo cientistas do Laboratório Propulsor da Nasa, com cerca de 150 metros de largura, esse objeto celeste da classe Apollo é potencialmente perigosos e cruzará o céu a uma velocidade alucinante de 13 km por segundo. Seu tamanho é comparado ao da Grande Pirâmide de Gizé.

Apenas algumas semanas atrás, um asteroide “matador de cidades”, conhecido como 2019 OK, de tamanho similar, passou a apenas um quinto da distância até a Lua. Acredita-se que a rocha colossal, que havia sido rastreada em um prazo muito curto, tinha o poder de uma bomba atômica capaz de nivelar uma cidade.

Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente