Curta nossa página


Saturno

Astrônomos detectam gêiser em erupção na lua Encélado

Publicado

Autor/Imagem:
Fantine Gardinier/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Embora a maioria dos planetas e luas do sistema solar sejam lugares inóspitos, alguns mundos foram selecionados pelos astrônomos como prováveis ​​candidatos a abrigar vida. Duas das luas de Saturno, Titã e Encélado, estão na lista, apesar de sua grande distância do Sol.

Tanto pcocuram, que astrônomos, observando a lua Encélado, de Saturno, fizeram uma descoberta rara: uma enorme nuvem de vapor d’água em erupção de seu pólo sul. O gêiser tem milhares de quilômetros de altura, bombeando uma piscina olímpica para o espaço.

Os gêiseres de Encélado não são novidade: há muito se sabe que eles são a fonte do anel E difuso de Saturno, o mais externo de seu famoso sistema de anéis. No entanto, esta foi a maior erupção já observada por humanos.

O imenso jato d’água foi visto em fotos da lua tiradas pelo telescópio espacial James Webb. “Ficamos realmente impressionados com sua extensão”, disse Geronimo Villanueva, cientista planetário do Goddard Space Flight Center da NASA em Maryland. “Não sabíamos o que esperar.”

Encélado não é a maior lua do sistema solar por qualquer padrão. Com apenas 310 milhas de diâmetro, é apenas 14% do tamanho da lua da Terra. No entanto, é considerado um dos principais candidatos para abrigar a vida por causa de sua superfície gelada e oceano subterrâneo.

Acredita-se que esse oceano tenha 10 quilômetros de profundidade, seja tão salgado quanto o Mar Morto e misturado com amônia – tudo o que contribui para seu estado líquido, que só existe sob cerca de 40 quilômetros de gelo.

Sua superfície gelada faz com que reflita a maior parte dos raios solares que a atingem, dando-lhe uma temperatura superficial de apenas -198 graus Celsius.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.