Curta nossa página


Lago Powell

Baixo nível da água mostra fósseis de feras jurássicas

Publicado

Autor/Imagem:
Egor Shapovalov/Via Sputniknews - Foto Divulgação

Os baixos níveis de água no Lago Powell revelaram um tesouro de fósseis “extremamente raros” pertencentes a um parente mamífero há muito extinto que habitou a América do Norte há 180 milhões de anos.

Os fósseis recém-descobertos são os primeiros fósseis de tritilodontídeos encontrados no Arenito Navajo, uma formação geológica estabelecida em um deserto pré-histórico de dunas de areia, agora conhecido como Grupo Glen Canyon.

Tritilodontídeos são um grupo de répteis quase mamíferos que viveram durante os períodos Triássico e Jurássico, coexistindo com os primeiros mamíferos e sobrevivendo a um evento de extinção em massa. As criaturas variavam em tamanho, variando do tamanho de um rato ao tamanho de um lobo.

Descritos como “uma das mais importantes descobertas de fósseis de vertebrados nos Estados Unidos este ano” pelos funcionários do Serviço Nacional de Parques (NPS), os fósseis foram descobertos bem na hora certa. Os pesquisadores tiveram apenas 120 dias para recuperar os fósseis antes que os níveis da água voltassem ao seu estado normal.

As autoridades coletaram centenas de quilos de rochas envolvendo ossos e esqueletos, que serão meticulosamente escaneados e analisados ​​antes de ingressarem nas coleções do Museu Pré-histórico em Price, Utah.

Espera-se que o estudo destes fósseis forneça informações valiosas sobre como os primeiros parentes dos mamíferos prosperaram durante a extinção em massa no final do Período Triássico e subsequentemente se diversificaram durante o Período Jurássico.

Além disso, os paleontólogos também encontraram um leito ósseo raro na Formação Kayenta, um pouco mais antiga, localizada a aproximadamente 60 milhas a sudeste da Área de Recreação Nacional de Glen Canyon. No entanto, mais detalhes sobre esta descoberta permanecem não divulgados.

A recente revelação junta-se a uma série de descobertas paleontológicas extraordinárias facilitadas pela flutuação dos níveis da água, como as 70 pegadas de dinossauros descobertas no rio Paluxy, no Texas, em julho, incluindo uma das pegadas de dinossauros mais longas do mundo, no Dinosaur Valley State Park.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.