Curta nossa página


Guerra na Ucrânia

Biden chama Zelensky para colocar lenha na fogueira

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição - Foto Divulgaçao

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, terá uma reunião bilateral prolongada com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, durante sua visita à Casa Branca nesta quarta-feira, 21,disse um alto funcionário do governo dos EUA.

“Queríamos recebê-lo [Zelensky] para um programa aqui na Casa Branca que envolverá uma sessão prolongada com o presidente Biden, uma reunião com os principais membros da equipe de segurança nacional e do gabinete do presidente. Será uma oportunidade de falar com a imprensa e detalharmos os próximos passos de ajuda à Ucrânia na guerra contra a Rússia”, eveleou o assessor d Casa Branca.

A Casa Branca estendeu formalmente um convite a Zelensky na semana passada para visitar Washington, disse a autoridade dos EUA, acrescentando que Biden e Zelensky darão uma coletiva de imprensa conjunta.

“Na reunião, o presidente Biden terá a oportunidade com o presidente Zelensky de ter uma discussão estratégica aprofundada sobre o caminho a seguir no campo de batalha, sobre as capacidades e treinamento que os EUA e nossos aliados continuarão a fornecer à Ucrânia, sobre as sanções e controles de exportação que impusemos”, acentuou.

Joe Biden anunciará um pacote de mais US$ 2 bilhões em assistência de segurança adicional para a Ucrânia, que incluirá uma bateria de mísseis Patriot. “Esse pacote conterá uma nova capacidade muito importante, uma bateria de mísseis Patriot, que será um recurso crítico.”

Os Estados Unidos não veem um caminho diplomático no curto prazo que encerraria o conflito na Ucrânia em termos justos, acrescentou o funcionário. “Não vemos a diplomacia que levará ao fim da guerra em termos justos… [no] horizonte de curto prazo”, disse o funcionário.

Os Estados Unidos enviarão uma bateria de mísseis Patriot para a Ucrânia como parte de um novo pacote de ajuda e treinarão as forças ucranianas sobre como operar o Patriot em um terceiro país, disse um alto funcionário do governo.

“[O pacote de ajuda] conterá uma nova capacidade muito importante, uma bateria de mísseis Patriot, que será um recurso crítico para defender o povo ucraniano… Treinaremos as forças ucranianas sobre como operar a bateria de mísseis Patriot em um terceiro país “, disse o funcionário.

Joe Biden se inclinará ainda mais para apoiar a Ucrânia enquanto continua a evitar conflitos diretos com a Rússia, disse outro funcionário do governo antes da visita de Volodymyr Zelensky a Washington.

“O presidente deixou muito claro que vamos avançar e ser robustos em nosso apoio à Ucrânia nas frentes militar, econômica, energética e humanitária. Mas não estamos buscando uma guerra direta com a Rússia, e nada sobre isso vai mudar”, disse o alto funcionário a repórteres.

A administração Biden está empenhada em manter as tropas americanas fora da Ucrânia, acrescentou o funcionário.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.