Curta nossa página


Brasília assustada

Bombeiros acalmam população após tremores. ‘Nada de pânico’

Publicado

Autor/Imagem:
Fabrício de Castro, Sandra Manfrini e Renata Okumura

O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal recebeu na manhã desta segunda-feira, 2, vários pedidos de avaliação da estrutura de prédios após o terremoto registrado na Bolívia. O tremor, de 6,8 de magnitude, conforme o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), foi sentido em Brasília, São Paulo e outras regiões do Brasil.

“Estamos com várias ocorrências em andamento. As pessoas estão solicitando avaliações estruturais sobre os edifícios. Até o momento, nenhum caso com vítima nem com rachaduras foi registrado”, informou o capitão Ronaldo Reis, do Corpo de Bombeiros.

“Entraram muitas ocorrências, muitos pedidos, em vários endereços. Há relatos de rachaduras em superfícies de gesso, mas ainda não temos confirmações nem informações sobre quais prédios foram atingidos.”

Alguns prédios em Brasília foram evacuados. Foi o caso do prédio do Sesc no setor comercial sul.

O professor de Sismologia do Observatório Sismológico da UnB, Lucas Vieira Barros, confirmou que o tremor foi sentido em alguns locais do Brasil e afirmou que essa não foi a primeira vez nem será a última que um terremoto distante tem reflexos no Brasil. Mas, segundo ele, dificilmente um tremor desses, por maior que seja a zona sismogênica, vai “gerar dano” no território brasileiro.

De acordo com Barros, esse tremor ocorre porque os grandes terremotos liberam uma grande energia e, em razão de serem profundos, geram o fenômeno. Barros disse ainda que novos tremores podem ainda ser sentidos no País, em menor magnitude, mas que eles não produzirão abalos secundários.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.