Só garra
Brasileirão volta com Flamengo, líder, batendo São Paulo no Maracanã
Publicado
em
O Campeonato Brasileiro está de volta. Neste sábado (12), Flamengo e São Paulo protagonizaram o duelo que marcou o retorno da competição, em jogo válido pela 13ª rodada, no Maracanã. Em contextos opostos na tabela, os dois gigantes se enfrentaram com objetivos diferentes — e o resultado de 2 a 0 para o Rubro-Negro apenas reforçou essa disparidade. Gols de Luiz Araújo, com uma verdadeira pintura, e Wallace Yan selaram a vitória carioca.
A pausa para o Mundial de Clubes teve significados distintos para os clubes. O Flamengo voltou com moral após eliminar o Chelsea, que neste domingo encara o PSG na final do torneio. Já o São Paulo utilizou o período para reorganizar a casa. E o principal passo foi o retorno de Hernán Crespo ao comando técnico, aposta da diretoria para reencontrar o bom futebol.
Com casa cheia — mais de 60 mil presentes, recorde de público do Brasileirão 2025 até aqui — o Flamengo foi senhor das ações desde os primeiros minutos. Dominou a posse, pressionou alto e praticamente impediu o São Paulo de sair jogando. O goleiro Rossi foi um espectador privilegiado. Nem mesmo a saída precoce de Alex Sandro, lesionado, para a entrada de Ayrton Lucas, mudou o ritmo da partida.
Sem peças importantes como Luciano, Lucas e Calleri, o time paulista apostou em Oscar para liderar a criação. Mas o camisa 8 não conseguiu se impor diante da marcação rubro-negra. Se não fosse pelas boas defesas de Rafael, o placar poderia ter sido mais elástico.
Na etapa inicial, o time de Crespo foi encurralado e pouco produziu ofensivamente. A única chance clara surgiu após falha de Rossi, que se atrapalhou com a bola nos pés, mas André Silva desperdiçou a oportunidade.
O segundo tempo manteve o mesmo cenário. Ayrton Lucas se envolveu em dividida com Enzo Díaz e deixou o campo com um corte na canela. Varela, lateral-direito de origem, passou a atuar pela esquerda.
O gol que abriu o placar veio aos 15 minutos da etapa final. Luiz Araújo, destaque da noite, acertou um lindo chute da entrada da área após passe de Wesley, premiando a insistência do Flamengo, que já somava 18 finalizações. Rafael nada pôde fazer.
Nos acréscimos, Wallace Yan, cria da base e substituto de De Arrascaeta, fechou a conta aos 50 minutos, incendiando o Maracanã com o segundo gol da partida.
Com o resultado, o São Paulo manteve a sina de empates no Brasileirão — é o time que mais igualou jogos até agora — mas desta vez saiu derrotado e sem muito o que lamentar: o 2 a 0 até saiu barato, diante do amplo domínio carioca.
Na próxima quarta-feira (16), as equipes voltam a campo. O São Paulo visita o Red Bull Bragantino, enquanto o Flamengo enfrenta o Santos de Neymar na Vila Belmiro.
Crespo, em sua primeira passagem pelo clube do Morumbi, comandou o São Paulo em 53 partidas, com 24 vitórias, 19 empates e 10 derrotas — aproveitamento de 57%. Apesar do título paulista conquistado em 2021, foi demitido em outubro do mesmo ano, após conviver com uma série de lesões e resultados ruins no Brasileirão. Um cenário semelhante ao que levou à recente saída de Luis Zubeldía, há menos de um mês.
