João Pessoa
Cagepa alertada para corrigir poluição saindo de galeria pluvial na orla
Publicado
em
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) notificou a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) para corrigir um vazamento de esgoto na orla de João Pessoa, após água com sinais de poluição ser identificada saindo de uma galeria pluvial na praia de Tambaú.
Em nota, a secretaria informou que a notificação para a Cagepa diz respeito a imediata manutenção de poços de visita, com intuito de parar o descarte dos resíduos líquidos ou gasosos nas vias públicas de João Pessoa.
A Semam destacou ainda que foi constada o derramamento de esgoto em vários pontos da Orla marítima de João Pessoa, e o rompimento de uma rede coletora no bairro dos Bancários.
A Cagepa também emitiu uma nota, em resposta à notificação, dizendo que o “esgoto sob sua responsabilidade encontra-se em operação normal”. Disse também que nos últimos dia foi registrado um “episódio pontual” de extravasamento em um Poço de Visita (PV), ocorrido em 30 de dezembro, fora da área onde o fenômeno em Tambaú foi observado. O órgão disse que esse problema foi resolvido.
A companhia disse ainda que “o escurecimento da água em áreas da orla é um fenômeno complexo” e que é “associado a diversos fatores”, entre eles ligações clandestinas de esgoto em galerias de drenagem pluvial.
O órgão afirmou ainda que a “limpeza e manutenção de galerias, canais e bocas de lobo, é de competência municipal, enquanto à companhia cabe a coleta e o tratamento do esgoto sanitário”. Se colocou também à disposição para colaborar com a Prefeitura de João Pessoa, órgãos ambientais e demais entidades envolvidas.