Curta nossa página


Caminhão mostra a história brasileira de lutas pela terra

Publicado

Autor/Imagem:


Um museu sobre rodas, em um caminhão, batizado como “Sentimentos da Terra”, mostra a trajetória de lutas do povo brasileiro pela terra e seus direitos, desde a chegada dos portugueses. O caminhão está estacionado na área externa do Museu Nacional, na Esplanada dos Ministérios, onde permanece até quarta-feira (6).

O museu itinerante conta com extenso suporte multimídia. São duas salas de vídeo, um espaço de tecnologia, com monitor interativo, além de exposição com perfil de oito personagens importantes para contar a história da luta pela terra no Brasil. Dentre eles, o ambientalista Chico Mendes, o escritor Euclides da Cunha e o político Leonel Brizola.

Para trazer informação e entretenimento de forma agradável e acessível a toda a população, o projeto aliou intensa pesquisa historiográfica da professora e pesquisadora Heloisa Starling, da Universidade Federal de Minas Gerais, com o trabalho do arquiteto cenográfico Gringo Cardia.

Sentimentos da Terra foi inaugurado em março de 2013, e já passou pelas cidades de Belo Horizonte, Jequitibá, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Diamantina, em Minas; Goiânia, em Goiás; Limeira, Araçoiaba da Serra e São Paulo, no estado de SP; Salvador, na Bahia; e Rio de Janeiro. No total, 18 mil pessoas já embarcaram no caminhão, que as levou para uma viagem no tempo, onde brasileiros simples se tornaram personagens importantes da história do país.

O museu itinerante está aberto a visitações a partir das 12h, e funciona até o início da noite.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.