Curta nossa página


Jogada de mestre

Caminhoneiro vira boi de piranha para MP de Temer

Publicado

Autor/Imagem:
José Seabra

Repousa sobre a mesa de Eliseu Padilha, ministro da Casa Civil de Michel Temer, esboço de uma Medida Provisória que, se for assinada pelo presidente da República e por Blairo Maggi, ministro da Agricultura, transformará os caminhoneiros – que ainda relutam em confiar no Palácio do Planalto – em ‘boi de piranha’ para atender interesses de aliados palacianos.

O documento, ainda sem número, é datado de segunda-feira, 28, e determina que para atender a uma situação emergencial – o suposto desabastecimento provocado pela greve dos caminhoneiros, a Conab venda aos grandes criadores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, até 500 mil toneladas de milho em grão dos estoques do Governo Federal.

Até aí, tudo bem. Ocorre que esse estoque é prioritariamente destinado por lei aos pequenos criadores de frango e porco. A saca de 60 quilos custa para eles em média 38 reais. São limitados a 10 toneladas/mês. Como a categoria não tem acesso aos leilões da Conab – restrito aos grandes frigoríficos -, correm o risco de ver seus galinheiros e chiqueiros abarrotados de aves e animais mortos.

Esse estoque previsto na Medida Provisória está em silos da Conab distribuídos em estados como Santa Catarina e Paraná, no Sul do País, e Bahia e Ceará, na região Nordeste. É de milho colhido no Mato Grosso, onde, teoricamente, os grandes produtores deveriam buscar o grão para abastecer seus criadouros. A MP, porém, ao permitir que os ‘grandes’ tenham acesso ao milho dos ‘pequenos’, ainda vai isentar os primeiros de pagarem o frete desde a origem.

Os pequenos criadores somam pouco mais de 31 mil famílias, distribuídas em 1 mil 800 municípios. Ocupam áreas de até 10 módulos fiscais e estão enquadrados em um regime fiscal que limita o faturamento anual a 360 mil reais. O texto da MP vazou e chegou a Erechin e Marau (duas cidades onde estão concentrados os pequenos produtores). Eles se assustaram e denunciaram o que consideram o caos.

Esses produtores avaliam que o presidente Michel Temer, se assinar a MP, estará fazendo o papel de Robin Hood às avessas. E usará os caminhoneiros como bois de piranha para alimentarem planos mesquinhos patrocinados sabe-se lá por quem.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.