Curta nossa página


Maior que o Everest

Cometa alto e de calda longa vai dar as caras por aqui

Publicado

Autor/Imagem:
Mary Manley/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Um cometa maior que o Monte Everest está atualmente correndo em direção à Terra. O astro – apelidado de “Cometa do Diabo” e oficialmente conhecido como 12P/Pons-Brooks em homenagem aos dois astrônomos que o descobriram. Ele tem erupções a cada 15 dias – explode violentamente, emitindo gelo e gás.

O cometa do diabo, nomeado assim porque parece ter chifres quando entra em erupção, agora está programado para entrar explodir no sábado 30 e domingo 31.

Suas erupções são como as de uma erupção vulcânica. Ele é na verdade conhecido como cometa criovulcânico ou cometa vulcão frio. Ele gira dentro de um período de duas semanas, descobriram os astrônomos, o que vira sua abertura criovulcânica em direção ao sol.

Essa abertura é então aquecida pelo sol, resultando em uma erupção. “O Cometa 12P tem um supercriogeyser, cuja erupção é desencadeada após o nascer do sol”, disse Richard Miles, da Associação Astronómica Britânica.

O cometa – que mede cerca de 30 quilómetros de diâmetro – poderá sofrer a sua maior explosão desde 14 de novembro, quando apareceu 100 vezes mais brilhante do que o normal durante vários dias após a explosão. Pons-Brooks também estará mais próximo da Terra em abril de 2024 e deverá ser visível a olho nu em maio e junho desse ano.

O cometa também foi descrito como sendo do “tipo Halley” porque orbita o Sol a cada 71 anos – semelhante ao Halley, que leva 76 anos para completar sua própria órbita. Na verdade, a próxima vez que a Terra deverá ver o cometa Halley será em 2061, diz a NASA.

À medida que o cometa parece mais brilhante, ele também começa a perder seus chifres e assume uma forma mais esférica. Talvez quando o cometa explodir neste fim de semana, ele precise ser renomeado.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.