Curta nossa página


Benefícios para a saúde

Como incorporar a meditação e mudar sua rotina

Publicado

Autor/Imagem:
Horóscopo Virtual - Carolina Paiva, Edição - Foto Divulgação

Você já notou a diferença entre alguém que medita e alguém que não medita? Ainda que as duas pessoas sintam o estresse da mesma forma, a maneira como elas lidam com isso é completamente diferente, e é aí que encontramos os benefícios. Mas será que lidar com o estresse é o único benefício que a meditação pode nos oferecer?

Descubra agora 5 benefícios da meditação e como incorporá-la na sua rotina e seus benefícios:

• Saúde e plenitude
A meditação é ótima no auxílio à saúde, pois durante a prática nossos batimentos cardíacos diminuem, bem como nossa pressão sanguínea. Assim, as chances de doenças como hipertensão, inflamação ou problemas cardíacos diminui bastante.

Além disso, adquirindo o hábito da meditação todos os dias, passamos a viver de forma mais plena, nos tornamos mais conscientes do nosso corpo, e isso faz com que nos sintamos bem com nós mesmos, fora o fato de que passamos a sentir, ver e ouvir com mais consciência.

• Cuidado com as emoções
A meditação nos permite entrar em contato com nossas emoções, senti-las, aceitá-las, entendê-las, e, por fim, deixá-las ir, como se fossem um filme em nossa cabeça. Por ser uma prática que inibe a produção de adrenalina e cortisol, ela reduz os níveis de estresse, depressão e ansiedade, aumentando nossa sensação de felicidade e bem-estar, graças à sua produção de hormônios como endorfina, serotonina e dopamina.

• Desenvolvimento da mente
Praticando a meditação todos os dias, a massa cinzenta do cérebro se expande e certas características se desenvolvem, como a nossa capacidade de armazenar memórias, aprender, sentir empatia e compaixão, raciocínio lógico e capacidade de tomar decisão.

• Melhora a performance
Além de desenvolver a mente, a prática ativa a plasticidade cerebral, e é aí que nos sentimos mais criativos, concentrados, inspirados e produtivos.

• Mudança cerebral
A meditação faz com que nosso cérebro emita ondas num ciclo mais lento e isso nos faz sentir mais relaxados. Além disso, durante as meditações mais profundas é possível reprogramar as ondas cerebrais a um ponto em que conseguimos aumentar a nossa sensação de paz, compaixão e conexão com o outro.

• Compreenda suas necessidades
Qual o seu objetivo para a meditação? Controlar suas emoções? Melhorar seu relacionamento com seu corpo? Aprimorar sua criatividade? Uma vez que você tenha em mente qual é o seu verdadeiro objetivo, você poderá encontrar a prática que mais se adéqua as suas necessidades: meditação guiada, yoga, esporte, dinâmica, etc.

• Separe um tempo do seu dia ou semana
Ainda que o ideal seja a prática diária, tente encontrar um tempo na sua agenda para a meditação. O ideal é realizar a atividade pela manhã, pois você sentirá sua energia renovada para o dia. Caso seu objetivo seja controlar o estresse, é bom que realize a prática antes de dormir.

• Tenha um lugar especial
Se você for fazer a meditação com um profissional, provavelmente ele terá um lugar propício para isso, mas caso você esteja praticando sozinho, por meio de vídeos, áudios ou aplicativos, escolha um lugar calmo, tranquilo e sem ruídos.

• Concentre-se
No começo pode ser difícil, mas para começar, concentre-se apenas na sua respiração: no ar que entra e no ar que sai. A seguir, observe seus pensamentos: você terá muitos pensamentos indo e vindo, mas o importante é apenas observá-los e não se concentrar em nenhum.

Um outro fato interessante é que a respiração é o básico. Assim, mesmo que você esteja no trabalho, você ainda pode meditar apenas respirando de forma consciente.

Por fim: crie desafios! Tente meditar cada vez mais! Faça um planejamento, mergulhe mais em si mesmo, desafie-se a realizar a prática cada vez mais e tome nota dos benefícios que vem sentindo. Você, com certeza, se sentirá motivado e inspirado a continuar!

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.