Curta nossa página


51 a 32 por cento

Datafolha descarta Bolsonaro e Ciro e aponta Lula já no 1º turno

Publicado

Autor/Imagem:
Pretta Abreu, Edição - Foto Reprodução/Reuters

Lula venceria a corrida presidencial no primeiro turno se a eleições, programadas para daqui a pouco mais de 60 dias, fossem realizadas hoje. É o que aponta pesquisa estimulada (quando aparece o nome do candidato) do Datafolha divulgada nesta quinta, 28. O petita aparece cm 51% das intenções de voto, contra apenas 32% d Jair Bolsonaro. Em terceiro, bem distante, vem Ciro Gomes, com 8%. A campanha eleitoral começa no dia 16 de agosto. Os votos nas urnas serão no dia 2 de outubro.

A quarta colocada é Simone Tebet (MDB), com  2%; André Janones (Avante), Pablo Marçal (PROS) e Vera Lúcia (PSTU) fizeram 1%. Votos brancos e nulos totalizam 6%. Luciano Bivar (União Brasil), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Felipe D’Avila (Novo), Eymael (DC) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram.

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado não recebe uma lista com os nomes dos candidatos, Lula foi escolhido por 38% dos eleitores, ante 26% que preferem Bolsonaro – o petista oscilou um ponto para cima enquanto o presidente oscilou um ponto para baixo em comparação ao levantamento anterior. Ciro manteve os 3% e Tebet aparece com 1%.

A pesquisa Datafolha também mostra que Lula venceria Bolsonaro no segundo turno. O petista tem 55% das intenções de voto, dois a menos que a amostra anterior, ante 35% do presidente, um ponto a mais que o último levantamento. Bolsonaro é o mais rejeitados: 53% disseram que não votariam nele de forma alguma. Lula vem na segunda posição com 36% e é seguido por Ciro Gomes, com 8%.

O instituto entrevistou 2566 eleitores nos dias 27 e 28 de julho em 183 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no protocolo sob o número BR-01192/2022.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.