Curta nossa página


Cinturão de Kuiper

Descoberto no Universo planeta com múltiplos anéis

Publicado

Autor/Imagem:
Egor Shapovalov/Via Sputniknews - Foto Reprodução

O limite de Roche, em homenagem ao astrônomo francês Edouard Albert Roche, é a região física onde as forças gravitacionais de um corpo cósmico prevalecem sobre as de outros. Foi considerado um pilar no estudo dos satélites das estrelas, mas um novo estudo o questiona.

Uma equipe internacional de pesquisadores anunciou a descoberta de um sistema de anéis incomum no planeta anão Quaoar, um dos maiores objetos do Cinturão de Kuiper.

As autoridades observaram em suas descobertas que os anéis estavam tão longe da superfície de seu planeta natal que refutaram a principal teoria com a qual os cientistas haviam explicado os anéis anteriormente.

“É um fator de dois além do que foi anteriormente reconhecido como o limite de quão longe um sistema de anéis pode existir em torno de um corpo pai”, disse Vikram Dhillon, professor de astrofísica na Universidade de Sheffield, no Reino Unido e co- autor do novo estudo.

Os astrônomos conseguiram encontrar os anéis em Quaoar usando HiPERCAM, uma câmera extremamente sensível montada no Grand Canary Telescope – o maior observatório óptico da Terra.

Como os anéis de Quaoar são muito pequenos e escuros para serem vistos diretamente, os cientistas observaram o planeta distante enquanto ele obscurecia uma estrela de fundo dos astrônomos. O eclipse planetário durou menos de um minuto, mas pouco antes e depois do evento, o brilho da estrela também diminuiu por um curto período de tempo. Tal comportamento só pode ser explicado pela presença dos anéis Quaoar.

Os pesquisadores observaram que a distância entre Quaoar e seus anéis é única, considerando que eles têm mais de sete vezes o raio do planeta – quase o dobro do limite de Roche, a distância máxima na qual se pensava que existiam sistemas de anéis.

As autoridades acreditam que a proximidade com o planeta é o que protege os anéis de se fundirem em um grande satélite.

As descobertas dos pesquisadores foram publicadas na quarta-feira na revista Nature. As autoridades enfatizaram que a descoberta do novo sistema de anéis agora requer uma nova explicação de como ele se formou e por que persistiu.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.