Curta nossa página


Hadrossauro

Dinossauro ‘bico de pato’ é encontrado no Canadá

Publicado

Autor/Imagem:
Andrei Dergalin/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Um antigo fóssil do que pode ser um esqueleto de dinossauro inteiro foi encontrado na província canadense de Alberta. Ele seria herbívoro com bico de pato  é conhecido como hadrossauro. A descoberta se deu durante uma visita de reconhecimento à escola de campo, quando um pesquisador avistou o fóssil saindo de uma encosta.

Uma equipe que inclui acadêmicos e estudantes da University of Reading e da University of New England, na Austrália, em colaboração com o Royal Tyrrell Museum, no Canadá, busca escavar o fóssil.

“Esta é uma descoberta muito emocionante e esperamos concluir a escavação nas próximas duas temporadas de campo”, disse Brian Pickles, da Universidade de Reading, que liderou a busca quando os restos do dinossauro foram originalmente encontrados.

“Com base no pequeno tamanho da cauda e do pé, é provável que seja um juvenil. Embora os dinossauros adultos com bico de pato estejam bem representados no registro fóssil, os animais mais jovens são muito menos comuns. Isso significa que a descoberta pode ajudar os paleontólogos a entender como os hadrossauros cresceram e se desenvolveram.”

O professor Caleb Brown, do Royal Tyrrell Museum, explicou que, embora os fósseis de hardosaur sejam “relativamente comuns” naquela parte do mundo, a descoberta em questão se destaca devido ao fato de que “grandes áreas do esqueleto exposto estão cobertas de pele fossilizada .”

“Isso sugere que pode haver ainda mais pele preservada dentro da rocha, o que pode nos dar mais informações sobre como era o hadrossauro”, acrescentou.

Os pesquisadores podem levar vários meses para coletar todo o esqueleto fossilizado, observa um comunicado de imprensa. Após a conclusão do processo, o fóssil será entregue ao Laboratório de Preparação do Royal Tyrrell Museum, onde os técnicos avaliarão a condição do esqueleto.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.