Curta nossa página


Tailândia

Equipe de resgate tirou mais 4 meninos de caverna

Publicado

Autor/Imagem:
Pedro Nascimento, Edição

Pelo menos quatro meninos foram resgatados nesta segunda-feira da caverna no norte da Tailândia onde estavam presos há mais de duas semanas e na qual cinco pessoas permanecem em seu interior, informaram veículos de imprensa locais.

Os novos libertados se juntam agora aos quatro meninos que permanecem internados no hospital provincial de Chiang Rai para uma avaliação de saúde depois que deixaram a caverna no domingo.

As autoridades ainda não ofereceram uma confirmação oficial, mas os jornalistas que estão na região citaram testemunhas que viram o resgate.

Um helicóptero, que aparentemente está efetuando trabalhos de transferência de emergência, sobrevoou o acampamento de imprensa situado a dois quilômetros da caverna, segundo pôde constatar a Agência Efe.

O primeiro-ministro da Tailândia, Prayut Chan-ocha, supervisionou durante a tarde o operacional de evacuação.

O contingente internacional de mergulhadores resgatistas voltou a entrar na cavidade às 11h locais (1h em Brasília) com o objetivo de retornar com alguma das nove pessoas que continuavam presas nesta manhã, disse Narongsak Ossottanakorn, porta-voz da operação.

Esta segunda tentativa poderia ser mais rápida que a realizada ontem graças às boas condições que as equipes de salvamento encontraram no interior dos túneis subterrâneos, indicou Narongsak.

Os integrantes da equipe de salvamento têm que superar junto com as crianças um labirinto de galerias parcialmente inundadas e com desníveis e visibilidade nula para alcançarem a saída da caverna.

Entre a primeira operação, no domingo, e esta segunda, as autoridades interromperam o resgate durante cerca de 14 horas para realizar a reposição dos cilindros de gás de ar comprimido utilizados durante os trabalhos de evacuação e avaliar as partes inundadas da gruta.

A chegada no último sábado de chuvas à região, que devem permanecer durante grande parte desta semana, marcou o início da operação de resgate.

As precipitações são uma das principais preocupações das autoridades, pois a água filtrada pelo sistema de cavernas pode voltar a inundar as galerias e anular a drenagem efetuada desde que os 12 estudantes, que têm entre 11 e 16 anos, e seu orientador, de 26, foram encontrados com vida.

Narongsak insistiu em alertar sobre o problema que as chuvas representam, mas disse que uma equipe de militares está na caverna com a tarefa de bloquear a entrada de água para os túneis subterrâneos.

Os meninos e o orientador entraram nas galerias no sábado, dia 23 de junho, após um treino de futebol, quando uma tormenta súbita começou a inundar a cavidade e fechou a saída.

Os 13 indivíduos foram encontrados após nove dias de buscas intensas nas quais participaram mais de 1.300 pessoas.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.