Curta nossa página


Vaga no Paraíso

Incêndio de Notre Dame expõe tumbas de milionários

Publicado

Autor/Imagem:
Sergey Lebedev/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Em abril de 2019, um incêndio devastou a catedral de Notre Dame, em Paris,, danificando-a gravemente. O presidente Emmanuel Macron prometeu que o local será reconstruído e aberto para missas dentro de um período de cinco anos.

Agora, durante o processo de reconstrução, vários caixões foram descobertos. O primeiro contém os restos mortais de Antoine de la Porte, um poderoso alto clérigo, que morreu na véspera de Natal de 1710 aos 83 anos. De La Porte era rico e encomendou muitas obras de arte que agora estão no Louvre, incluindo “A massa de cônego Antoine De La Porte.”

Ele também doou 10.000 libras para a reforma do coro de Notre Dame. Os arqueólogos mencionaram que De La Porte tinha “dentes extraordinariamente bons”.

“Eles eram notáveis ​​para sua idade. Vemos isso muito raramente, mas ele claramente limpou os dentes e cuidou deles”, afirmou Eric Crubézy, professor de antropologia biológica da Universidade de Toulouse III.

A segunda tumba contém os restos mortais de um homem provavelmente na casa dos trinta, anos que recebeu o nome de “Le Cavalier” porque seus ossos pélvicos sugerem que ele era um cavaleiro experiente. Sua personalidade ainda é desconhecida e pode permanecer assim para sempre.

“Se a data de sua morte foi por volta da segunda metade do século 16 ou início do século 17, talvez possamos identificá-lo no registro de óbito que temos. Se for antes disso, provavelmente nunca saberemos quem ele era”, diz Christophe Besnier, líder da equipe científica.

Neste momento não há dúvida de que este homem era dos estratos superiores da sociedade, já que foi enterrado em tal lugar. Ele sofria de uma doença crônica que destruiu praticamente todos os dentes. Ele também teve uma deformação do crânio que provavelmente foi causada por usar uma faixa na cabeça na infância.

A icônica catedral pegou fogo na noite de 15 de abril de 2019 . O edifício foi severamente danificado pelo incêndio: a torre principal e o relógio foram destruídos. No entanto, as duas torres principais foram salvas. Até o momento, a causa do incêndio não foi estabelecida, mas as autoridades acreditam que foi acidental.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.