Curta nossa página


Uma visão de Hélio Pellegrino

Larissa Leão entre vencedores do Prêmio Jabuti Acadêmico

Publicado

Autor/Imagem:
Malu Oliveira, Edição - Foto Divulgação

A psicanalista Larissa Leão de Castro está entre os vencedores da 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), na categoria Psicologia e Psicanálise. A conquista foi com a obra “Hélio Pellegrino: Por uma Psicanálise Política”, publicada pela Editora Appris. Com análise de documentos inéditos, a obra inova ao mostrar a relação entre clínica e autoritarismo, resgatando o legado de Pellegrino em defesa da democracia.

No livro, a autora propõe uma visão da psicanálise que ultrapassa os limites clínicos, destacando seu papel ativo na denúncia das injustiças sociais e na construção de um projeto coletivo de sociedade. A obra desvenda o arquivo inexplorado de Hélio Pellegrino (1924-1988), revelando manuscritos, cartas e ensaios psicanalíticos. E explora documentos da Fundação Casa de Rui Barbosa que expõem a luta do criador da primeira Clínica Social de Psicanálise do Brasil – um marco na democratização do acesso à saúde mental.

Larissa analisa o legado teórico, ético e político de Hélio Pellegrino, uma das figuras mais influentes da psicanálise brasileira no século XX e representante da quarta geração do freudismo internacional. A autora destaca que livro é essencial para entender como Pellegrino é o pensador brasileiro mais atual da psicanálise. “Sua síntese entre marxismo, teologia da libertação e teoria das relações objetais oferece respostas à crise do capitalismo”, explica.

A obra propõe reconstruir criticamente a trajetória intelectual de Pellegrino. E destaca a atualidade de seu pensamento, ainda pouco sistematizado na literatura científica, mostrando como sua abordagem psicanalítica incorpora um forte compromisso social e democrático.

Pellegrino é apresentado como referência fundamental de uma psicanálise engajada, que articula clínica, ética e política em defesa da humanidade, da democracia e da justiça social. Seu pensamento ganha destaque por colocar a transformação das estruturas sociais no centro da prática psicanalítica, revelando o potencial da psicanálise como instrumento de resistência frente às desigualdades e à lógica excludente do capitalismo global.

A autora – Psicanalista e psicóloga, doutora em psicologia clínica e cultura. Foi professora na área da psicologia social e psicanálise na Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí (UFG-REJ). Pesquisa principalmente sobre subjetividade, cultura, psicanálise, educação, violência, fundamentos teóricos e projetos políticos de sociedade.

A editora – O Grupo Editorial Appris conta com cinco selos editoriais, das mais diversas áreas técnicas, científicas e literárias. Com 14 anos no setor e a experiência de seus editores, que atuam há mais de 35 anos no mercado editorial, a Appris possui um catálogo com mais de 12 mil obras publicadas e que continua a crescer com uma média de 70 lançamentos por mês.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2025 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.