Hora de vacinar
Maceió entra em estado de alerta com três casos de meningite C
Publicado
em
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió identificou três casos de meningite meningocócica do tipo C nos bairros Benedito Bentes e Serraria em um intervalo de 90 dias. Segundo critérios do Ministério da Saúde, a ocorrência configura situação de alerta e exige ações imediatas para conter a circulação da bactéria.
Como medida de prevenção, a Vigilância Epidemiológica realizou vacinação de bloqueio em pontos próximos aos locais onde os casos foram registrados, com mobilização das equipes de saúde.
Além de áreas dos bairros Benedito Bentes e Serraria, a vacinação também abrangerá regiões em um raio de até 1 km dos pontos com registros, incluindo partes dos bairros Ouro Preto, Canaã e Barro Duro, devido à circulação de moradores entre essas localidades.
Segundo a coordenadora técnica de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, a vacina contra a meningite C é indicada para pessoas de três meses a 80 anos, conforme os protocolos do Ministério da Saúde.
Gestantes e lactantes não devem receber a dose neste momento. A SMS reforça que a vacinação não será para todos os moradores dos bairros, mas apenas para quem reside nas áreas delimitadas pela Vigilância Epidemiológica.