Amor à primeira vista
Macron se apaixona em Salvador pelas macronetes
Publicado
em
Todas as vezes que o presidente da França, Emmanuel Macron, pisa em solo brasileiro, pode apostar que vai dar o que falar. É como se ele trouxesse na mala um roteiro de comédia política e um charme europeu pronto pra render memes e manchetes. E desta vez, claro, não seria diferente.
Apesar de ideologicamente ele e o presidente Lula não comungarem da mesma cartilha, a verdade é que os dois parecem se dar muito bem. Bem até demais, a ponto de, em outras ocasiões, a embaixada da França entrar na brincadeira e retratar os dois como namorados! O povo, é claro, não perdoou. As redes sociais foram à loucura, com montagens, comentários e apelidos carinhosos para o casal franco-brasileiro
Ontem Macron roubou a cena novamente, não apenas com o presidente Lula, com quem caminhou de mãos dadas, mas também com os populares. Temos fotos e vídeos dele no meio do povo, sorridente, simpático, tirando selfies. E o mais engraçado é que o francês pareceu genuinamente encantado com o calor humano brasileiro (e talvez um pouco surpreso também). Em um dos vídeos mais compartilhados, uma mulher, ao apertar a mão dele, solta um espontâneo e incontrolável: “Que delícia!”.
Não sei se Macron está acostumado a esse tipo de tietagem lá na França. Desconfio que não. Mas aqui, meu caro, o povo não tem cerimônia: elogia, abraça, faz piada e ainda pede selfie. No fundo, acho que o presidente francês entendeu direitinho o espírito brasileiro: aqui a diplomacia é feita com afeto, humor e um toque de ousadia tropical.