Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Curiosidades

Marte já teve água que jorrava em cachoeiras

Foto/Sputniknews
Mário Camargo

Uma nova série da BBC2, que será exibida no final deste mês, deve revelar as alegações do professor Brian Cox de que a Terra poderia ter tido três vizinhos “azuis”.

Segundo o professor Cox, os três planetas inóspitos, Marte, Vênus e até mesmo Mercúrio, poderiam ter oceanos e rios em sua superfície.

Na série de documentários “The Planets”, que traça a exploração do sistema solar pela humanidade, ele dirá que as superfícies quentes de Vênus, Mercúrio e Marte, incrustado de gelo, poderiam ter sido úteis para a vida, relata The Times.

Vênus, o segundo planeta a partir do Sol, e o vizinho mais próximo da Terra no sistema solar, é conhecido como “o Gêmeo Mal da Terra”.

Suas temperaturas podem derreter chumbo e sua atmosfera é espessa com nuvens de ácido sulfúrico. No entanto, foi provavelmente o primeiro “mundo da água”, com oceanos, um céu azul e nuvens.

Vênus só secou cerca de 700 milhões de anos atrás, e muito provavelmente poderia ter permanecido assim por 2 bilhões de anos – tempo suficiente para a evolução da vida em sua superfície.

“Dados acumulados ao longo de décadas de exploração … todos apontam para a mesma conclusão – no passado, Venus era um planeta coberto de oceanos primordiais rasos”, afirma Cox e co-autor Andrew Cohen em seu livro Planets, a ser lançado na próxima semana.

Quanto a Mercúrio, formou-se numa órbita próxima da Terra e de Marte e era maior do que é agora.

“Pode ter sido grande o suficiente para manter uma atmosfera, um mundo aquoso no qual todos os ingredientes da vida poderiam ter existido, antes de ser lançado para fora da órbita pela atração gravitacional de Júpiter”, sugerem os autores.

Os astronautas da Apollo 11 Neil Armstrong e Edwin E. Buzz Aldrin, os primeiros homens a pousar na Lua, plantam a bandeira dos EUA na superfície lunar, em 20 de julho de 1969. A foto foi feita por uma câmera de filme 16mm dentro do módulo lunar, atirando em um quadro por segundo

Marte, no entanto, é considerado pelos dois como o lugar mais provável para a vida ter evoluído.

“Era uma vez o planeta vermelho que estava brilhando em azul. Correntes desciam por encostas e rios atravessando vales ”, disseram Andrew Cohen e Brian Cox.

Antes de sua carreira acadêmica, Cox era tecladista da banda D: Ream. Após sua dissolução em 1997, ele recebeu um PhD em Física de Partículas de Alta Energia em Hamburgo, e se tornou um nome familiar com sua série da BBC Wonders Of The Solar System.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente