Curta nossa página


Assim caminha a humanidade

Nosso futuro é nosso, com ou sem coronavírus

Publicado

Autor/Imagem:
Sérgio Mansilha

Nosso futuro somos nós contra nós. Covid-19 não é o problema.

Por centenas e centenas de anos, a humanidade sobreviveu a eventos cataclísmicos, coisas que mudaram o mundo e todas as suas criaturas e características … para sempre. Chame-me de cético, mas os humanos perseveraram nessas coisas que aconteceram dentro da ciência e da biologia, evolução, vontade de sobreviver e, sim, um pouco de sorte.

Hoje, as pessoas são fortalecidas pela ponta dos dedos. A invenção da World Wide Web mudou completamente a humanidade … para sempre. E é aqui que fica tudo turvo.

Pessoal, coisas podem ser ditas, feitas ou descobertas em questão de segundos, chegando a bilhões de pessoas às vezes. As informações factuais e verdadeiras são agora uma área nebulosa porque muitos sites defendem o contrário. As pessoas acreditam firmemente que o que leem ou veem na TV ou na Internet é verdade, principalmente sem qualquer pesquisa sobre a origem das informações que estão lendo.

E é aqui que entra a Covid-19 contra a humanidade. As pessoas estão loucas, chateadas, furiosas, com raiva, qualquer palavra que você queira usar para descrever o Brasil, quanto mais o mundo. E não apenas com os governos, mas uns com os outros. Eu não reivindico nenhuma festa. Eu não reivindico “este ou aquele lado”. Acredito que fazer o que é certo, não importa o custo, é o que deve ser feito.

Alguns estados brasileiros estão optando por retornar os alunos a um ambiente de sala de aula física; todos nós sabemos disso. Mas antes que essas decisões fossem tomadas, as pessoas postavam reclamações dizendo coisas que podem ser resumidas por algumas frases como “abrir escolas”, “o que os pais devem fazer, não trabalhar?” “O governo precisa fazer seu trabalho”.

Mas o que essas pessoas dirão quando as escolas forem abertas e crianças, adolescentes, professores, funcionários começarem o teste positivo e, em alguns casos, podem falecer? A culpa será transferida e em vez de suas declarações anteriores de “abrir escolas, o que os pais devem fazer, não trabalhar? “. Eles estarão dizendo que é culpa do governo por abrir escolas.

Se as pessoas não tivessem tanto poder por meio de uma rede virtual, onde podem dizer qualquer coisa a qualquer momento, a Covid-19 seria um problema agora? Se todos os estados exigissem medidas de distanciamento social / físico, e não houvesse mídia social, as pessoas simplesmente fariam o que é melhor e o que é certo? Eles não tentariam argumentar que “máscaras são uma perda de tempo”?

Pessoal, nós somos o problema. Não a Covid-19. A humanidade sobreviveu a coisas semelhantes e perseverou. Acredito que faremos novamente, mas até que ponto o dano autoinfligido será para nossa moral, valores e personalidades?

Pense nisso.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.