Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Veículos

Novas Honda encantam amantes das duas rodas

Antônio Albuquerque, Edição

Para garantir seu espaço no segmento de duas rodas, a Honda está com tudo e não está prosa.  Tanto, que está com três novos modelos nas lojas loja. São os scooter Forza 350, a big trail Africa Twin 1100 e a superesportiva CBR 1000RR-R Fireblade. Os três modelos são novas gerações; no caso da Africa Twin e da Fireblade, de produtos já vendidos aqui.

O Forza 350 é a evolução do Forza 300 que é um sucesso na Europa. O modelo virá ocupar o lugar que pertencia ao SH 300i que está saindo de linha no Brasil. Com estilo mais esportivo e posição de pilotagem mais relaxada, o Forza apareceu no Salão Duas Rodas 2019 junto com o ADV 150 para testar a aceitação do público.

Ele traz controle de tração desligável, chave presencial, freios ABS, espaço para dois capacetes fechados sob o banco, luzes de LEDs, entrada USB para recargada e interface para uso de controles de voz de smartphone se o capacete tiver intercomunicador.

Na Europa, o motor monocilíndrico de 330 cm³ rende 29 cv a 7.500 rpm e 3,2 mkgf a 5.250 rpm. O câmbio é o automático CVT de relações continuamente variáveis. A capacidade do tanque é de 11,7 litros. O consumo médio divulgado pela Honda é de 30 km/l. Para o Brasil os números podem ter mudanças devido a restrição maior de ruído em relação as regras da Europa.

A nova geração foi apresentada também em 2019 e tem como principal novidade a chegada da opção com câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas. O motor bicilíndrico também é maior, tem 1.084 cm. Ele entrega 102 cv a 7.500 rpm e 10,7 mkgf a 6.250 rpm.

A moto é completamente nova desde o chassi, até a eletrônica. São quatro modos de condução, controles de tração e freio motor, anti-wheeling e capacidade de personalização desses ajustes. Ela traz ainda a unidade de medição inercial (IMU) de seis eixos. O painel também é novo, com painel de instrumentos de TFT e integração ao smartphone.

Por fim, a nova geração da Fireblade é completamente feita do zero. O nome ficou maior, são três “R” agora. CBR 1000 RR-R Fireblade. O motor quatro cilindros de 999 cm³ 217 cv a 14.500 rpm e 11,5 mkgf a 12.500 rpm. Ela vem ao Brasil na versão SP (Speciale) com freios da grife Brembo e suspensões Ohlins.

Em termos de equipamentos há a nova IMU de seis eixos que comanda os controles de tração, de freio motor, de estabilidade, ABS em curva, entre outros. Ela traz ainda quickshift para subir e descer marchas sem acionar o manete de embreagem. Além do novo visual, ela traz as famosas asas nas laterais da carenagem que aumentam a pressão aerodinâmica em altas velocidades.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente