Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Brasília

Olgamir lança plano distrital de políticas para as mulheres



O governo do Distrito Federal lançou o decreto que cria o 1º Plano Distrital de Políticas para as Mulheres, que prevê ações para 2014 e 2015 que promovam a igualdade de gênero. O documento prevê 304 ações, entre elas inserir 15 mil mulheres no mercado de trabalho e a capacitação de profissionais das áreas de segurança pública, saúde, educação, assistência social e sistema socioeducativo.

“Nós precisamos de vários referenciais. Precisamos de trabalho para a mulher, que muitas vezes se mantém no ciclo da violência porque não tem renda. Nós precisamos da saúde para a mulher, porque assim ela se sente mais emponderada para enfrentar a violência. Nós precisamos de uma educação não sexista que permita a construção de outro olhar sobre os gêneros”, disse Olgamir Amancia, secretária da Secretaria da Mulher do DF.

Outra ação prevista no plano é a criação de mais duas Delegacias da Mulher, uma em Ceilândia e outra em Planaltina, cidades do DF distantes 26 quilômetros (km) e 48 km de Brasília, respectivamente. Atualmente o DF tem uma delegacia especializada, que fica no Plano Piloto. Para o acompanhamento da ações do plano será criado o Comitê de Articulação e Monitoramento para que a sociedade também possa controlar a implementação.

A medida vem depois que o mês das mulheres teve uma série de denúncias de violência contra a mulher e terminou com uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada , divulgada no dia 27 de março,  mostrando que 65% das pessoas acham que a mulher que mostra o corpo merece ser atacada.

Aline Leal, ABr
Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2021 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente