Curta nossa página


Tempos idos

Origens do azar do espelho quebrado

Publicado

Autor/Imagem:
Giuliana Alves

Na época em que os espelhos eram uma novidade, apenas nobres princesas e pessoas muito ricas os possuíam, pois eram caros e muito difíceis de encontrar. Se um serviçal acidentalmente quebrasse um espelho, sem dúvidas seu mestre lhe causaria muito “azar”.

Uma camponesa que trabalhava no palácio era muito dedicada e fazia seu trabalho com satisfação. Mesmo tendo poucas posses, se alegrava todos os dias com o nascer do sol e adorava ver o brilho das estrelas, amava os animais e cuidava da princesa com carinho, embora esta fosse mandona, arrogante e considerasse os serviçais inferiores, tratando-os muito mal.

Um dia, enquanto penteava os longos cabelos da princesa em frente ao espelho, acidentalmente, o derrubou e ele se quebrou. A princesa, diante dos cacos, xingou, amaldiçoou e rogou todas as pragas que conhecia, despedindo a serviçal e mandando que esta levasse consigo os cacos do espelho para dar muito azar. A humilde serviçal recolheu os cacos numa caixinha e foi-se embora muito assustada.

Quando chegou em casa, depois de uma longa caminhada sob o luar, já estava mais calma. E, ao olhar para os cacos do espelho, percebeu que na verdade tinha ganhado um presente! Jamais teria dinheiro para comprar um espelho e agora tinha muitos deles. Pegou uma jarra velha que também estava quebrada e colou todos os caquinhos em volta dela. Deixou a jarra na janela e adormeceu ali mesmo, tamanho era o seu cansaço.

No dia seguinte, despertou com um brilho e percebeu que eram os reflexos do sol em seus milhares de espelhos. Apesar das dificuldades do dia anterior, acordou alegre e foi colher flores para colocar dentro de sua nova jarra de espelhos. Quando voltou com as flores, um nobre cavalheiro lhe aguardava. Estava observando a jarra e perguntou a ela quem tinha feito aquilo.

Ela disse: “Fui eu.” E contou-lhe o que havia acontecido enquanto colocava as flores na jarra. O homem lhe ofereceu um emprego como artesã em seu ateliê, o que trouxe muita prosperidade para a moça, que ainda acabou se apaixonando pelo filho do patrão, se casando com ele e sendo muito feliz. Na janela de sua nova casa, estava a jarrinha com os espelhos refletindo a luz do sol e afastando energias negativas de sua casa, pois cada um dos milhares de fragmentos atuavam como espelhos protetores, refletindo exatamente aquilo que recebiam.

E quanto à princesa… Bom… Esta recebeu exatamente o que desejou à serviçal diante do espelho quebrado.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.