Curta nossa página


Nova estrela anã

Os ET’s, quem diria, podem estar em Teegarden

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição

Depois que dois exoplanetas foram descobertos na “zona de Cachinhos Dourados” da anã vermelha a estrela de Teegarden no mês passado, dois astrofísicos israelenses decidiram verificar seu potencial para realmente abrigar vida e descobriram que um poderia estar próximo da temperatura da Terra, enquanto o outro pode estar mais perto de Marte.

A estrela de Teegarden é uma das mais próximas à nossa, a apenas 12,5 anos-luz de distância, mas ela não é visível no céu noturno a olho nu. Trata-se de uma estrela anã vermelha – o sol é 300.000 vezes mais brilhante do que ela – que é apenas 8% da massa do Sol. Para vê-la, portanto, só com o auxílio de um telescópio poderoso. No entanto, uma estrela não precisa ser brilhante para ter planetas! No início deste ano, dois orbes rochosos foram vistos circulando a pequena estrela.

“Os dois planetas se assemelham aos planetas internos de nosso sistema solar”, disse o principal autor do estudo, Mathias Zechmeister, do Instituto de Astrofísica da Universidade de Göttingeo. “Eles são apenas ligeiramente mais pesados ​​que a Terra e estão localizados na chamada zona habitável, onde a água pode estar presente na forma líquida.”

Esses dois exoplanetas, conhecidos simplesmente como estrela b e c de Teegarden, estavam dentro da chamada “zona de Cachinhos Dourados”, onde, como o mingau no conto de fadas, não é nem muito quente nem muito frio para sustentar a vida – é apenas certo. A Terra está, é claro, dentro da zona de Cachinhos Dourados do Sol, e Marte e Vênus estão nas bordas dela.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.