Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Brasil

‘Petralhada roubou quase tudo mas vamos dar um jeito’

Pretta Abreu, com Andreia Verdélio, da ABr

O presidente Jair Bolsonaro voltou a usar tom de palanque eleitoral nesta quarta, 14, no Piauí, onde conheceu sistemas de irrigação agrícola. Ele afirmou que “apesar de a petralhada ter roubado quase tudo, vamos dar um jeito no Brasil”. O Piauí é governado por Wellington Dias, do PT. Ele recepcionou o presidente na chegada ao Estado.

Bolsonaro foi aplaudido por produtores rurais ao prever que o Piauí se transformará em um ‘novo tigre asiático’, numa referência a países como Hong Kong, Cingapura, Coreia do Sul e Taiwan, hoje verdadeiras potências econômicas. Para isso, disse o presidente, a aposta será na agricultura. “A terra é fértil, tem água e um povo maravilhoso”, enfatizou.

Segundo o presidente, um dos mecanismos para alavancar a economia será acordo entre o Mercosul e a União Europeia, anunciado em junho deste ano,que  vai beneficiar o setor da fruticultura brasileira. “Uma das coisas mais importantes [do acordo], lá fora não terá mais barreira para importar as frutas produzidas no Brasil, a tarifa será zero. Então, a fruticultura aqui de Parnaíba [PI] será pujante, vamos exportar mais ainda para a Europa. Com isso, vem emprego, vem desenvolvimento”, disse.

Bolsonaro visitou o perímetro de irrigação de um projeto rural em Parnaíba, uma das maiores cidades piauienses. “A vocação de Parnaíba é a fruticultura. Nós estamos fazendo muitos esforços para a arranjar recursos para essa área. Queremos concluir os canais de irrigação para que possa trazer trabalho e desenvolvimento para vocês”, disse.

Nos cerca de 1,4 mil hectares já irrigados são produzidas frutas orgânicas como acerola, abacaxi, banana, manga e goiaba, com grande volume para exportação. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, há outros 2,4 mil hectares equipados e prontos para o manuseio da terra. O potencial total de irrigação é de 8,4 mil hectares, que deverão ser usados na segunda etapa do projeto.

Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente