Curta nossa página


Saurópode

Português escava quintal e acha restos do maior de todos os dinos

Publicado

Autor/Imagem:
Mary Manley/Via Sputniknew - Foto Reprodução

O esqueleto o que foi o maior dinossauro que já viveu na Terra foi descoberto casualmente no quintal de um morador de Pombal, Portugal, enquanto ele realizava um projeto de construção. Pesquisadores da Universidade de Lisboa estão estudando o fóssil, com a ajuda de paleontólogos da Espanha. As primeiras sugerem que se trata de um saurópode braquiossaurídeo.

Os saurópodes de quatro patas, comedores de plantas, que apresentam longos pescoços e caudas, foram os maiores dos dinossauros e talvez o maior animal terrestre conhecido que já existiu. Os restos desenterrados em Portugal podem pertencer ao maior saurópode encontrado até agora na Europa.

O fóssil também está incrivelmente bem preservado. As costelas da criatura parecem estar intactas e, segundo um dos pesquisadores, o esqueleto manteve sua posição anatômica original.

“Não é comum encontrar todas as costelas de um animal assim, muito menos nesta posição, mantendo sua posição anatômica original. Este modo de preservação é relativamente pouco frequente no registo fóssil de dinossauros, em particular saurópodes, do Jurássico Superior português”, afirma Elisabete Malafaia, investigadora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O esqueleto foi encontrado em rochas sedimentares do Jurássico Superior , um período de tempo geológico que abrange algo entre 161 milhões a 145 milhões de anos atrás, durante a terceira época do Período Jurássico, que é conhecido como período Jurássico Superior.

“[Esta descoberta] confirma que a região de Pombal possui um importante registo fóssil de vertebrados do Jurássico Superior, que nas últimas décadas proporcionou a descoberta de materiais abundantes muito significativos para o conhecimento das faunas continentais que habitavam a Península Ibérica a cerca de 145m anos atrás”, acrescentou Malafaia.

Os paleontólogos estão esperançosos de que vão desenterrar mais restos esqueléticos do dinossauro, que eles acreditam que, quando vivo, tinha cerca de 12 metros de altura e 25 metros de comprimento. Até agora, os pesquisadores conseguiram coletar de seu esqueleto axial, incluindo suas vértebras e costelas. As próprias costelas mediam cerca de 3 metros de comprimento.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.