Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Casa e Decoração

Quando é para decorar, sete é o número da sorte

Carolina Paiva, Edição

Certamente, plantas que purificam o ambiente nunca saem de moda e são uma das melhores opções para decorar a casa. Além de limpar as impurezas do ar, elas exalam um bom aroma e dão um charme a mais. A beleza que elas aplicam à decoração, aliás, é única e, consequentemente, não devem ser ignoradas.

Além disso, plantas no interior da casa permitem o contato direto com a natureza, ajudando a relaxar. Até porque cultivar uma planta dentro de casa também demanda certos cuidados. Logo, pode ser uma prática terapêutica, que ajuda a relaxar e a meditar.

Acima de tudo, plantas que purificam o ambiente estão em alta devido às várias pesquisas e estudos sobre o tema. Inúmeros tipos de plantas, por exemplo, “limpam o ar”, neutralizando ou reduzindo diversos compostos tóxicos que estão em circulação. Além disso, elas atuam no aumento da umidade do ambiente.

Portanto, para quem mora em grandes centros urbanos – em casa ou apartamento -, a importância de plantas que purificam o ar dentro de casa é ainda mais relevante. E a boa notícia é que a maioria dessas plantas é resistente, podendo viver com pouca incidência solar e exigindo cuidados mínimos.

Poluentes como formaldeído, tricloroetileno, xileno, amoníaco e benzeno são alguns exemplos dos que podem ser filtrados pelas plantas que listamos a seguir. Confira 7 plantas que purificam o ambiente

1. Orquídeas
Primeiramente, a orquídea é uma planta clássica para a decoração, funcionando tanto pela beleza única quanto pela funcionalidade. Esta espécie filtra o xileno, presente em colas e tintas. Além disso, elas realizam a troca do oxigênio durante o período da noite.

As orquídeas não toleram muita água. Por isso, evite regá-la em excesso. Além disso, quatro horas de sol por dia são o suficiente para que elas sobrevivam e continuem fazendo o seu trabalho.

2. Samambaias
A segunda opção desta lista talvez seja a mais comum e escolhida para fazer parte da decoração. Certamente, esta é uma espécie que necessita de um ambiente mais úmido e com luz indireta, fugindo das regras da maioria das plantas de interiores. Ademais, precisam ser regadas com maior frequência.

Além de ser uma das melhores plantas que purificam o ar, alguns estudos sugerem que as samambaias são capazes de remover arsênico e mercúrio do solo. Sem contar que se tratam de plantas capazes de suportar baixas temperaturas no inverno.

3. Dracena
Primeiramente, esta planta prefere lugares iluminados. Ela também prefere água mineral, pelo alto nível de flúor; e possui vários troncos finos, folhas pontudas e longas, coloridas em verde ou rosadas, podendo compor belos arranjos.

Basicamente, ela combate os poluentes presentes em vernizes e óleos. Além disso, dentre os tóxicos que combate, pode-se citar a amônia, o tolueno, o formaldeído, o benzeno e o tricloroetileno.

4. Ficus-Benjamina
Primeiramente, esta planta vive muito bem com luz indireta. Devido ao fato de poder chegar facilmente aos 30 metros de altura, o ideal é controlar seu crescimento dentro de casa, como se fosse um bonsai.

Por absorver formaldeído, tolueno e xileno, deve ser evitada por quem tem animais de estimação, já que sua seiva é tóxica. E, embora seja uma das melhores plantas que purificam o ambiente e decoram ao mesmo tempo, ela pode causar alergias e irritações de pele.

5. Aloe vera
Cultivada em vasos, essa planta fica perfeita na decoração de casa, podendo alcançar até um metro de altura. Também conhecida como babosa, ela conta com usos medicinais, e pode ser usada para tratar queimaduras e até problemas no couro cabeludo.

Além disso, para se manter saudável, a aloe vera necessita de pouca água e de muita incidência de sol. Ademais, surgem pequenos pontos marrons em suas folhas verdes quando o ar está muito poluído, sinalizando a situação do ambiente.

6. Gérbera
Esta plantinha linda é ótima para remover tricloroetileno (encontrado em produtos para roupa) e benzeno do ar. Além disso, ela precisa de bastante sol. Embora também possa sobreviver muito bem às épocas mais frias.

Acima de tudo, ela é uma das preferidas dos decoradores, pois purifica o ar e e ficam lindas em ambientes internos e externos.

7. Begônia-cerosa
Com flores brancas, róseas ou vermelhas, essa planta tira do ar benzeno e produtos químicos a base de tolueno. Além disso, ela é cultivada a pleno sol ou a meia-sombra, em grupos formando bordaduras ou maciços isolados.

Sobretudo, deve ser plantada em baldes, e a terra deve ser fértil e rica em matéria orgânica e com boa drenagem. Por fim, ela gosta de frio.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente