Lembranças
Quando queremos, passado ruim vira boas recordações
Publicado
em
Por que será que o passado parece ter sido tão bom, mesmo a gente sabendo que não foi? É engraçado como, mesmo tendo certeza de que as coisas ocorreram de uma maneira diferente, nossas lembranças costumam nos trazer imagens que sabemos não ser verdadeiras. Sim, pois se nos fiarmos em nossas lembranças, vivíamos no Paraíso na terra, onde tudo era perfeito. Basta vermos os relatos que as pessoas desfiam…
Claro que essa visão perfeccionista do passado se esvai quando fazemos uma análise mais pé no chão dos fatos que ocorreram realmente… mas mesmo assim demoramos a aceitar que nossas lembranças não são verdadeiras… tendemos a aceitar como verdade somente aquilo que nos agrada nas recordações. Tudo bem, eu sei que isso é uma defesa de nossa psique… imagine se nos recordássemos apenas das coisas ruins pelas quais passamos na vida… seria terrível, não é? Provavelmente entraríamos em depressão…
Essa defesa criada por nosso cérebro é importante para que não entremos em queda ladeira abaixo. Afinal, se os problemas pelos quais passamos durante nossa vida estivessem sempre presentes em nossos pensamentos como seria nosso dia a dia? Um verdadeiro inferno, não é mesmo? Nenhuma referência boa a nos guiar, apenas aquele tom escuro a banhar nosso dia, sem nenhuma perspectiva de uma luz iluminando nossa vida… realmente, seria triste…
Sim… são as lembranças alegres e festivas que reacendem a Esperança em nossos corações todo santo dia. Quando as coisas parecem estar desencaminhadas, é aquele momento fugaz do passado que nos dá alento para seguirmos em frente, pois se as coisa eram boas naqueles momentos que se foram, com certeza serão ainda melhores no futuro que nos aguarda… porque, no fim das contas, é isso que conta… termos esperança de avançar no futuro e sermos agraciados com momentos sublimes de Amor e Felicidade, tal e qual nos recordamos dos momentos passados…