Curta nossa página


600 pessoas a bordo

Recife isola navio por suspeita de coronavírus

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição

Um transatlântico com 600 turistas a bordo, que partiu de Santos (São Paulo), aportou em Salvador (Bahia) e por fim atracou no Recife, foi isolado pelas autoridades sanitárias de Pernambuco após um paciente apresentar-se com suspeitas de coronavírus. O paciente, de 78 anos, é natural do Canadá e não teve o nome divulgado. O navio ficará retido na capital até que saia o resultado do exame.

O paciente foi inicialmente diagnosticado com sinais de infarto, mas, ao ser atendido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), foram verificados sintomas semelhantes à Covid-19, doença causada pelo novo vírus. O canadense está internado no Hospital Português, na área a central do Recife, apresentando febre, tosse e dificuldade para respirar.

Dois primeiros casos de coronavírus já foram confirmados em Pernambuco pela Secretaria de Saúde. O navio, que tem bandeira panamenha, atracou no Recife na manhã desta quinta, depois de sair de Salvador (BA). A bordo, estão 318 passageiros e 291 tripulantes. Todos, segundo o governo estadual, permanecerão em suas cabines.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi acionada para suspender, de imediato, o desembarque dos passageiros e solicitar às agências de turismo o retorno para o navio de todos aqueles que já tinham saído. Uma equipe da SES também foi deslocada para auxiliar na investigação.

O cais em que o navio atracou também foi isolado pelo Porto do Recife. Como medida de prevenção e controle sanitário complementar, também foi proibido que o lixo da embarcação fosse descarregado.

O navio, segundo o Porto do Recife, deixaria o porto às 23h. Agora, segundo a Anvisa, o navio fica retido até sair o resultado do exame do idoso atendido. Só assim a situação poderá ser reavaliada.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.