Curta nossa página


Voou baixo

Red Bull quebra, Ferrari cria asas e Sainz vence na Austrália

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição - Foto Reprodução/X

O Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1 de 2024, disputado na madrugada deste domingo 24 (horário de Brasília), teve uma rotina diferente na bandeirada de chegada: deu Carlos Sainz, da Ferrari. Ele venceu após seu principal adversário Max Verstappen (Red Bull) ter abandonado logo nas primeiras voltas, com problemas no freio. A Fórmula 1 volta à pista em 15 dias, para o GP do Japão.

Foi a terceira vitória de Sainz na categoria mais veloz do automobilismo. Charles Leclerc assegurou o segundo lugar, resultando em uma dobradinha para a Ferrari, algo que não acontecia desde o início da temporada de 2022 no Bahrein.

Lando Norris, da McLaren, alcançou o terceiro lugar, marcando o melhor resultado da equipe em Albert Park desde 2014. O fim de semana também foi marcado pela substituição de Logan Sargeant por Alex Albon, que utilizou o chassi FW46 de Sargeant após um acidente na sexta-feira, e Zhou Guanyu, que iniciou a corrida dos boxes.

Com a ameaça de desgaste rápido dos pneus, a maioria dos pilotos optou pelo composto Médio, enquanto Lewis Hamilton e Daniel Ricciardo escolheram o composto Macio; Fernando Alonso e Nico Hulkenberg preferiram o Duro. A Pirelli antecipou que a estratégia ótima seria de duas paradas.

Verstappen e Sainz largaram juntos, com o holandês mantendo a liderança. No entanto, Sainz logo assumiu a ponta aproveitando-se de um problema no freio traseiro direito do carro de Verstappen, que acabou abandonando a corrida. Isso encerrou a chance de Verstappen igualar seu próprio recorde de 10 vitórias consecutivas.

A Mercedes optou por uma estratégia arriscada com Hamilton iniciando com os pneus Macios para ganhar posições, mas ele enfrentou problemas para aquecer os compostos Duros após a troca, resultando em uma saída de pista na curva 1. Posteriormente, Hamilton reportou uma falha na unidade de potência e abandonou a corrida.

Um Virtual Safety Car foi acionado devido ao carro parado de Hamilton, proporcionando uma parada de boxe com menor perda de tempo para Alonso, que voltou à pista em quinto. Leclerc foi instruído a manter a posição atrás de Sainz, e a estratégia de uma única parada de Russell foi abandonada quando ele fez sua segunda parada na volta 45, voltando à pista em sétimo.

Russell acabou abandonando após um acidente, deixando a Mercedes sem pontos. Sainz cruzou a linha de chegada em primeiro, com Leclerc em segundo e Norris completando o pódio, dando à McLaren seu primeiro pódio da temporada. Piastri terminou em quarto, seguido por Perez em quinto, em uma corrida decepcionante para a Red Bull.

Esta vitória de Sainz encerra a série invicta da Red Bull e Verstappen, destacando a competitividade da Ferrari nesta temporada.

Confira os 10 primeiros
1) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
2) Charles Leclerc (Ferrari)
3) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
4) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
5) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
6) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
7) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
8) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)
9) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
10) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.