Curta nossa página


Via Ápia

Roma desenterra estátua de Hércules em tamanho natural

Publicado

Autor/Imagem:
Ian Demartino

Uma estátua de mármore “em tamanho natural” de Hércules foi recentemente desenterrada na Itália em meio a reparos em andamento no sistema de esgoto de Roma, revelaram as autoridades locais. A peça remonta ao período imperial de Roma, aproximadamente entre 27 aC e 476 dC. Equipes estavam escavando a área para consertar um cano de esgoto que desabou sob um parque em Roma, causando deslizamentos de terra e fissuras no solo.

A escavação, que atingiu uma profundidade de cerca de 20 metros em algumas áreas, foi observada por arqueólogos, uma prática comum em Roma. Os especialistas puderam confirmar que a estátua representava Hércules por causa de “a clava e o casaco de leão cobrindo a cabeça [da estátua]”.

Mas eles dizem que a estátua não foi descoberta na área em que os antigos romanos provavelmente a exibiam. Em vez disso, eles acreditam que a estátua foi enterrada lá durante a construção do sistema de esgoto na primeira metade do século XX.

“Na época não havia verificações arqueológicas, então isso poderia acontecer”, disse Francesca Romana Paolillo, membro do Ministério da Cultura da Itália, à mídia local. Ela diz que é improvável que a estátua realmente represente a figura mitológica e, em vez disso, mostre uma pessoa vestida como Hércules.

A estátua foi encontrada ao longo da Via Ápia, uma antiga estrada que liga Roma à região sudeste da Itália. A estrada foi fundamental para a conquista do sul da Itália por Roma e foi usada para transportar suprimentos militares. A Itália está atualmente tentando obter a estrada designada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Uma escavação separada ao longo da Via Ápia, também conhecida como Regina viarum , ou rainha das estradas, revelou outros achados arqueológicos, incluindo uma cabeça de homem em mármore do século I, fragmentos de cerâmica, moedas e joias. No entanto, os arqueólogos não conseguiram encontrar o que procuravam – o início da Via Ápia. A estátua de Hércules foi encontrada perto do marcador da segunda milha da estrada, mas o ponto de partida permanece um mistério para os historiadores romanos.

A escavação que procurava o início da estrada encontrou restos de uma estrada medieval do século X, dando credibilidade à teoria de que a Via Ápia, ou pelo menos uma estrada ao lado dela, ainda estava em uso durante esse período.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.