Curta nossa página


Dinamarca

Runas Viking de mil anos revelam segredos da rainha Thyra

Publicado

Autor/Imagem:
Egor Shapovalov/Via Sputniknews - Foto Divulgação

Especialistas do Museu Nacional da Dinamarca aproveitaram a tecnologia de ponta de digitalização 3D para decodificar runas enigmáticas Viking gravadas há mais de um milênio. As descobertas estão preparadas para reescrever os livros de história, destacando o papel fundamental de uma rainha dinamarquesa na formação da nação escandinava.

Arqueólogos da Dinamarca e da Suécia utilizaram recentemente digitalizações 3D para investigar as inscrições em antigas pedras dinamarquesas que revelaram uma ligação inesperada com uma poderosa rainha Viking conhecida como Thyra.

A investigação concentrou-se principalmente em dois conjuntos de pedras rúnicas, ambas datadas do século X. A coleção inicial, conhecida como Jelling Stones, estava intimamente associada a Harald Bluetooth, um renomado rei dinamarquês do século X, reconhecido como o criador da nação.

No entanto, os relatos históricos mantiveram-se frustrantemente silenciosos sobre os pais de Harald, o rei Gorm e a rainha Thyra.

O segundo conjunto de pedras rúnicas, chamado de Pedras Ravnunge-Tue em homenagem ao seu escultor de runas, ofereceu um vislumbre de visão sobre a família real. Os estudiosos afirmam que essas pedras foram esculpidas em homenagem à Rainha Thyra, encomendadas por Harald Bluetooth.

“Nosso objetivo era descobrir se poderíamos identificar o mesmo escultor de runas em algumas dessas pedras, ligando as pedras Ravnunge-Tue às pedras gelatinosas. Uma conexão sugeriria fortemente que todas as pedras prestassem homenagem à mesma figura influente: Thyra, mãe de Harald Bluetooth”, explicou a pesquisadora principal Lisbeth M. Imer.

Notavelmente, as runas nas pedras designam inequivocamente Thyra como uma “rainha”, significando sua autoridade em relação a Ravnunge-Tue, o escultor de runas. As varreduras tridimensionais revelaram padrões distintos que funcionam como a assinatura pessoal do escultor nas gravuras rúnicas.

O nome da Rainha Thyra permanece isolado nos anais da história Viking, já que “ nenhum outro homem ou mulher Viking na Dinamarca foi mencionado em tantas pedras rúnicas ”, enfatizou Imer. A revelação impressionante ressalta seu papel fundamental na unificação do reino sob o governo de seu filho, Harald Bluetooth.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.