Curta nossa página


Barril atômico

Rússia dá último alerta e diz que Ucrânia será foco da III Guerra

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição - Foto Reprodução

“Os países da Otan estão diretamente envolvidos no conflito ao lado de Kiev. Essa linha irresponsável aumenta significativamente a ameaça de um confronto militar direto entre potências nucleares”, advertiu o chanceler russo Sergey Lavrov nesta quarta, 24, em uma reunião com o corpo diplomático internacional realizada em Moscou. O encontro serviu para discutir questões de segurança.

O principal diplomata da Rússia acrescentou que Moscou pediu aos EUA e à UE que abandonem decisões unilaterais enérgicas para reduzir as tensões no mundo. “Prestem atenção. Vocês estão abastecndo Kiev com armas. A Ucrânia será o foco da III Guerra Mundial”, afirmou.

“No interesse de reduzir a tensão internacional, pedimos a Washington e Bruxelas que renunciem a decisões unilaterais de força, renunciem às tentativas de marginalizar a ONU e criar estruturas de composição limitada fora dela que não têm legitimidade, mas pretendem governar todo o mundo”, enfatizou.

Lavrov acrescentou que o Pentágono começou a construir laboratórios microbiológicos para criar componentes de armas biológicas, inclusive ao longo do perímetro das fronteiras da Rússia. “Sob o pretexto de fornecer assistência sanitária e epidemiológica, o Pentágono começou a construir e modernizar laboratórios microbiológicos para desenvolver componentes de armas biológicas, inclusive ao longo do perímetro das fronteiras da Rússia e da China”, afirmou, textualmente.

O chanceler russo também alertou para os riscos da militarização do espaço sideral. “Como a grande maioria dos países, pedimos o uso da infraestrutura espacial civil apenas para fins declarados, de acordo com as disposições do Tratado do Espaço Sideral de 1967”, acrescentou Lavrov. “É por isso que a Rússia acredita que o uso de satélites comerciais pelos Estados Unidos e outros países para fins militares é muito perigoso”, frisou.

“Consideramos o uso de satélites comerciais pelos Estados Unidos e seus aliados para fins militares, para interferir nos assuntos internos das nações e para outras atividades subversivas; essa uma tendência extremamente perigosa”, concluiu Lavrov.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.