Curta nossa página


Momento de emoção

Tri-diplomado, Lula verte lágrimas de amor à democracia

Publicado

Autor/Imagem:
Pretta Abreu, Edição - Foto Uéslei Marcelino

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) diplomou nesta segunda, 12, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu vice Geraldo Alckmin (PSB), em cerimônia presidida pelo ministro Alexandre de Moraes.

É a terceira vez, desde o primeiro governo, que Lula recebe o diploma de presidente da República. Foi o último passo que antecede à posse, no dia 1º de janeiro de 2023, no Congresso Nacional.

Lula discursou em tom emocionado. Verteu lágrimas de amor à democracia e citou a coragem do Poder Judiciário em respeitar e garantir o andamento do processo eleitoral.

“Poucas vezes na nossa história, a vontade popular foi tão colocada à prova e teve que vencer tantos obstáculos para enfim ser ouvida”, afirmou o petita. E pontuou: “Felizmente, não faltou quem defendesse nesse momento tão grave a nossa democracia.”

‘Quero dizer que muito mais que a cerimônia de diplomação de um presidente eleito, esta é a celebração da democracia. Poucas vezes na história recente deste país a democracia esteve tão ameaçada. Poucas vezes na nossa história a vontade popular foi tão colocada à prova, e teve que vencer tantos obstáculos para enfim ser ouvida”, afirmou Lula.

O presidente eleito também garantiu o compromisso de fazer um país “mais desenvolvido e justo” durante os quatro anos de seu mandato”.

“Reafirmo hoje que farei todos os esforços para, juntamente com meu vice Geraldo Alckmin, cumprir o compromisso que assumi não apenas durante a campanha, mas ao longo de toda uma vida –  fazer do Brasil um país mais desenvolvido e mais justo, com a garantia de dignidade e qualidade de vida para todos os brasileiros, sobretudo os mais necessitados”, disse.

Ao receber o diploma de eleito pela terceira vez, Lula lembrou dos questionamentos que recebeu ao longo da vida pública por não ter diploma universitário.

“Quero agradecer ao povo brasileiro, pela honra de presidir pela terceira vez o Brasil”, concluiu.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.