Curta nossa página


Retinoblastoma

Um tumor que pode ser identificado em foto

Publicado

Autor/Imagem:
Ludimila Honorato

Uma doença grave, porém rara, que pode ocorrer nos primeiros anos de vida da criança e ser identificada por meio de uma foto tirada com flash. Trata-se do retinoblastoma, um câncer maligno intraocular que pode se desenvolver desde o nascimento até os cinco anos de idade. O tumor se apresenta em apenas um olho ou nos dois, e o diagnóstico precoce é fundamental para preservar a integridade do globo ocular e da vida.

No Dia Mundial da Saúde Ocular, celebrado em todo dia 10 de julho, o alerta foi para que os responsáveis pela criança fiquem atentos ao sinal do tumor e façam o exame de fundo de olho em todas as consultas médicas.

Clarissa Mattosinho, membro titular da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e chefe do Serviço de Oncologia Ocular do Instituto Nacional do Câncer (Inca), explica que a doença tem origem genética. “São necessárias duas mutações para acontecer. Quando um dos pais tem mutação e passa para a criança, ela poderá fazer uma segunda mutação”, explica.

O retinoblastoma é uma doença hereditária, mas nem sempre familiar, ou seja, a pessoa pode carregar uma mutação vinda do pai ou da mãe, mas não manifestar a doença. Embora haja 50% de chance de a criança ter o câncer se um dos genitores teve a enfermidade, a incidência nos pequenos é de um caso para cada 14 mil a 20 mil nascidos vivos ao redor do mundo.

Desde 2001, a Tucca – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer promove o diagnóstico precoce do retinoblastoma quando lançou a campanha Fotografe Seu Filho com Flash. Isso porque um dos sinais da doença é uma mancha esbranquiçada na pupila, chamada de leucocoria. Muitas vezes, ela só é notada sob luz artificial quando a pupila está dilatada ou quando o flash bate sobre os olhos. Normalmente, o flash faz um reflexo avermelhado nos olhos.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.