Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Casa e Decoração

Xerófitas, as plantas que dão mais vida às varandas

Marcelo Lima

Habitantes de grandes centros urbanos, sobretudo moradores de apartamentos, frequentemente se ressentem de um contato mais próximo com plantas e flores. Na maioria das vezes, devido a limitação de tempo e de espaço adequados para o plantio. “Justamente por conta disso, as xerófitas estão sendo tão procuradas”, afirma o paisagista Luciano Zanardo, que montou para a atual edição da Casacor um jardim composto, unicamente, com espécies do tipo.

“Elas são a alternativa ideal para compor vasos e canteiros em cidades de clima que tende ao seco, como São Paulo. Além de que, por necessitarem pouca manutenção hídrica, representam uma alternativa mais sustentável de cultivo, conforme explica Zanardo, nesta entrevista.

O que torna as xerófitas espécies tão indicadas para o paisagismo urbano?

As xerófitas são plantas originalmente adaptadas à vida em climas desérticos e semi – desérticos, ou seja, em regiões de grande altitude, terrenos áridos, solos pedregosos, ou áreas de intensa insolação. No Brasil, presenciamos atualmente uma falta de referência com relação às estações do ano, já que o volume de chuvas, temperaturas e intensidade dos ventos não correspondem mais ao perfil climático padrão. Passamos por crises hídricas no decorrer do ano e as temperaturas estão cada vez mais elevadas. Frente a todas estas limitações, as xerófitas se mostram bem mais resistente do que outras espécies, uma vez que elas precisam de pouca quantidade de água para se manter e se adaptam bem à alta luminosidade e ao plantio em solos mais arenosos.

Quais as condições e quais são os ambientes da casa mais indicados para o plantio?

Em geral, elas são plantas bastante versáteis, se adaptando bem tanto a vasos quanto a canteiros, dentro ou fora da casa. Por outro lado, por gostarem de muita luz, e resistirem bem a ventos, elas são muito indicadas para compor varandas e terraços, por exemplo.

Quais as variedades de plantas mais indicadas para cultivo nestas áreas?

Todas as variedades de cactos, a agave, a aloe vera – também conhecida como babosa –, a popular espada de São Jorge, a pata de elefante e a popularmente chamada de Dragoeiro. Algumas delas já são velhas conhecidas dos jardineiros e mesmo do público em geral, outras, no entanto, apenas agora começaram a ser mais cultivadas e ganhar visibilidade.

Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente