Curta nossa página


Arqueólogos encontram no Cazaquistão pirâmides mais antigas que as do Egito

Publicado

Autor/Imagem:


Um grupo de arqueólogos cazaques descobriu um mausoléu em forma de pirâmide na região de Qaraghandy, no centro do país, que data da Idade de Bronze (séculos XII-XIV a.C.).

“Encontramos um grande grupo de sepulturas. Há como 30. Há uma grande túmulo em forma de pirâmide no centro do grupo, que pertence, presumivelmente, ao líder”, explicou nesta quarta-feira à Agência Efe o responsável de escavação, Igor Kukushkin.

“Hoje encontramos um pequeno grupo de ossos humanos que estavam dispersos em torno das sepulturas. Provavelmente, os ladrões esparramaram os ossos pelos túmulos na busca de objetos de valor”, disse Kukushkin.

Os arqueólogos acharam também dois crânios, um dos quais se encontra “muito bem conservado”, segundo Kukushkin.

“Entregaremos estes crânios a antropólogos para que possam determinar a idade e o sexo. Esperamos encontrar mais restos humanos”, acrescentou.

A pirâmide achada em terra cazaque mostra traços similares aos das pirâmides do Egito, segundo os especialistas. Porém, ela foi construída presumidamente quase mil anos antes.

“Nossos arqueólogos desenterraram um mausoléu único. As formas da majestosa estrutura enterrada é similar às famosas pirâmides do Egito, especialmente à pirâmide de Zoser”, esclareceu à Agência Efe o arqueólogo cazaque Viktor Novozhenov.

Os cientistas encontraram também uma faca de bronze, pontas de flechas, agulhas, utensílios de cerâmica e ossos de animais no local da escavação, acrescentou o arqueólogo.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.