Salão de Genebra inova e apresenta protótipo de voador

Rafaela Borges

Apesar de ser um evento em que brilham os superesportivos, o Salão de Genebra (Suíça), que termina no próximo domingo (19), também tem espaços dedicados aos protótipos com soluções mirabolantes. Algumas parecem coisa de ficção científica, mas outras estão perto da realidade.

O mais futurista dos protótipos é o Pop.Up, feito pela Italdesign (estúdio da Volkswagen) em parceria com a fabricante de aviões Airbus. O carro pode não apenas rodar, mas também voar de maneira autônoma. Para isso, conta com quatro rotores, como os de helicópteros.

A proposta é melhorar a mobilidade urbana. Quando as vias estiverem congestionadas, o Pop.Up poderia se desconectar do “módulo terrestre” e passar a trafegar pelo ar, tornando-se um carro voador autônomo.

Do Toyota i-Trail, o destaque é o sistema de inteligência artificial, a aposta da marca japonesa – e de várias outras – para viabilizar o carro autônomo. No carro-conceito, o recurso pode ser utilizado para gravar as preferências do motorista quanto ao sistema de conectividade.