Curta nossa página


Erdogan bateu

Alemanha ‘nazista’ entra em rota de colisão com Turquia

Publicado

Autor/Imagem:


O governo da Alemanha condenou nesta segunda-feira os comentários feitos pelo presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que acusou membros da administração local de “práticas nazistas” um dia após uma autoridade municipal impedir a participação de um ministro turco em um comício na cidade.

Steffen Seibert, porta-voz da chanceler Angela Merkel, afirmou que o comentário era “absolutamente inaceitável”. “A Alemanha não é superada no respeito à lei, à tolerância e ao liberalismo”, afirmou.

O porta-voz também rejeitou fortemente a comparação da Alemanha moderna com o período nazista, afirmando que tal equação minimiza os crimes daquele período. Seibert notou que existem grandes laços econômicos, militares e sociais entre ambos os países, mas admitiu existir “grandes diferenças de opinião” entre Ancara e Berlim no momento.

A reação de Erdogan aconteceu após governos da Alemanha e Holanda frustrarem planos de ministros turcos participarem de comícios nos dois países no fim de semana, que tinham em vista um referendo que dá mais poderes ao presidente.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.