Curta nossa página


Alunos da rede pública trocam a farda por fantasias e caem na folia

Publicado

Autor/Imagem:


Do litoral ao sertão, alunos das escolas da rede estadual de ensino não deixam o carnaval passar em branco e brincam para valer, numa das festas mais esperadas pelos pernambucanos. Nessa época, diversas escolas procuram inserir de maneira diferente a história do carnaval de Pernambuco. Os estudantes produzem máscaras e realizam pesquisas sobre o bumba meu boi, maracatu, frevo, caboclinho, papangu, bonecos gigantes e tantos outros personagens da festa mais popular do Brasil.

Na Região Metropolitana do Recife (RMR) a Escola de Referencia em Ensino Médio (EREM) Ginásio Pernambucano, localizada na Avenida Cruz Cabugá, realizou uma ação com 16 salas temáticas falando sobre o carnaval, a comemoração aconteceu no dia 21. Na ocasião os estudantes foram às ruas com o bloco, acompanhados de banda e grupo de maracatu. Também na Região Metropolitana do Recife, a Escola Mariano Teixeira, localizada em Areias, comemora o carnaval. O projeto, que conta as histórias das principais personagens do carnaval pernambucano, levou, no último dia 20, o Coral Canto no Ponto, através do projeto Grande Recife Canta Pernambuco.

No interior do estado, as escolas vivenciam o carnaval com confecção de máscaras e oficinas de blocos. Em Bezerros, a Escola Professora Maria Ana vai trabalhar as oficinas de máscaras e pintura de rosto e confecção de adereços. A culminância será realizada nesta sexta-feira (28) quando haverá apresentações de dança, desfile dos adereços e concurso de fantasias.

Reginaldo Rossi será o grande homenageado da festa de carnaval que os alunos e a gestão da Erem Dom Hélder Câmara, em Lagoa Grande, sertão do estado, estão preparando para esta sexta-feira (28).

Em São Joaquim do Monte, a Escola Frei Epifânio, além de muito carnaval, os estudantes também vão apresentar maneiras de se proteger contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e acidentes provocados pelo consumo de álcool no período carnavalesco. Junto com o projeto Família na Escola, os estudantes estão confeccionando banner para orientação dos foliões. “É um projeto multicultural e multidisciplinar. Nossa intenção é desmistificar o carnaval de nossa cidade, que se resume em mela-mela e mostrar que podemos fazer um carnaval limpo, bonito e cheio de informação”, fala a gestora da escola, Márcia Ione Alves.

Em Limoeiro, o carnaval do Centro de Reabilitação e Educação Especial (CREE) foi produzido pelos estudantes da educação especial, com objetivo de desenvolver atividades de aprendizagem e de interação junto à sociedade. Foram confeccionados enfeites, colares, cartazes, máscaras e confetes.A culminância aconteceu no dia 20 deste mês.

Diante da expressividade do carnaval pernambucano e das diversas manifestações culturais, a gestão, os professores e os alunos da Escola Estadual Herculano Bandeira, acordaram em desenvolver atividades referentes ao carnaval na semana pré-carnavalesca. A culminância das atividades desenvolvidas na semana pré-carnavalesca foi realizada na manhã desta quinta-feira (27) com a participação de todos.

Outra unidade de ensino que festejou a data foi a Escola José Antônio Fagundes, de Paudalho, resultado do projeto “Num Carnaval de Cor e Alegria… há muita Folia”. A festa foi animada pela orquestra de frevo composta por alunos da banda marcial da escola.

Também nesta quinta-feira (27) as escolas integrais se uniram em Olinda para vivenciar o VI Bloco do Estandarte. Cada unidade de ensino confeccionou seu estandarte e desfilou nas ladeiras do sitio histórico.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.