Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Curiosidades

Arqueólogos acham em Golã máscara rara do deus Pan do século III a.C.



Uma máscara de bronze “extremamente rara” que representa o deus grego Pan foi descoberta por um grupo de arqueólogos da Universidade de Haifa, de Israel, em escavações na jazida de Hippos-Sussita, um sítio arqueológico nas Colinas de Golã, antigo território sírio, ocupado por israelenses desde 1967.

A máscara, datada no período Helenístico (séculos III e I a.C.), é maior do que uma cabeça humana e sua raridade e seu valor se devem ao fato de que não foi fundida, como ocorreu com a grande parte das peças de bronze daquela época, informou nesta segunda-feira o jornal “Ha’aretz”.

A descoberta foi feita há duas semanas quando uma equipe dirigida pelo professor Michael Eisenberg buscava moedas antigas na jazida e usava um detector de metais para realizar o trabalho. Conforme explicaram, o objeto está em ótimo estado de conservação.

O lugar onde a máscara de Pan foi encontrada também é inusitado. Os pesquisadores acreditam que se tratava de um templo na rua principal da antiga cidade de Sussita.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente